Uma programação extremamente qualificada foi preparada para o workshop, que contará com a palestra do Prof. Dr. Eric Hequet, diretor do Fiber and Biopolymer Research Institute (FBRI) da Texas Tech University. Hequet é uma liderança internacional na investigação sobre a medição de propriedades das fibras de algodão e seus contaminantes, incluindo a avaliação dos impactos da qualidade da fibra no processamento têxtil. Ele vai falar sobre o cenário atual e futuro da qualidade de fibra no mundo e suas implicações para a cotonicultura.
Diversas instituições de pesquisa e empresas que atuam na cadeia produtiva do algodão estarão presentes no evento, apresentando as diferentes perspectivas da qualidade desde o campo, abrangendo todas as etapas de cultivo, colheita e beneficiamento, bem como os principais fatores que são fundamentais para a indústria têxtil.
Os produtores, representando todos os Núcleos Regionais da Ampa, vão expor seus pontos de vista sobre os critérios que vêm sendo adotados nos contratos e como tem sido o retorno financeiro da qualidade para os cotonicultores.
A programação conta ainda com uma apresentação do Programa de Qualidade do Algodão da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), que será feita por Rodinei Frangiotti, coordenador do Grupo de Trabalho de Qualidade da entidade.
Também serão apresentados os resultados das atividades realizadas nos dois últimos anos, no âmbito do Projeto de Qualidade de Mato Grosso. Durante o workshop, será feita uma avaliação de quais devem ser os enfoques e diretrizes para as ações futuras, na área da qualidade.
Na oportunidade, será celebrado um Termo de Cooperação entre o IMAmt e a Texas Tech University, que é considerado um passo fundamental para o avanço das iniciativas dos cotonicultores mato-grossenses no que concerne à qualidade do algodão produzido no estado responsável por aproximadamente 50% da produção brasileira de pluma e 50% das exportações do País.
"A preocupação com a qualidade da fibra produzida em Mato Grosso acompanha os produtores associados à Ampa há muito tempo e foi um fator determinante para que conquistássemos o respeito de consumidores de outros estados brasileiros e de outros países. Mas o conceito de qualidade evolui constantemente, por isso é tão importante estarmos sempre em busca de conhecimento e atualização", afirma o produtor Milton Garbugio, presidente da Ampa e do IMAmt, que fará a abertura do workshop.