Política

Vontades divergentes de Emanuel e Faiad indicam racha no MDB

Enquanto o cacife-mor do MDB convalesce internado, o presidente estadual, advogado Francisco Faiad, e o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, demonstram dissensão e racha sobre qual caminho tomar nas eleições de outubro. Enquanto o primeiro garante apoio à candidatura de Wellington Fagundes (PR) e diz que o partido vai apoiar Wellington Fagundes ao governo, Emanuel já falou mais de uma vez em seguir fiel aos irmãos Campos. A justificativa é ter um senador que venha da baixada cuiabana e, se possível, até mesmo um vice-governador.

Mas confirmação da chapa mesmo, só na convenção.

“Ainda não foi marcada. Não conseguimos definir, mas deve acontecer até o último dia da primeira semana de agosto. Até agora a ideia é caminhar com Wellington Fagundes”, disse Faiad ao Circuito na tarde desta quinta-feira (21).

Ele também afirmou que há “consenso total” no partido em torno de tornar o atual senador o substituto de Pedro Taques (PSDB) no Paiaguás.

Historicamente ligado a Jayme e Júlio Campos, o prefeito da capital disse pelo menos uma vez esta semana à imprensa que pretende caminhar junto com Mauro pra governador e Jayme Campos ao Senado. Emanuel contou a jornalistas que pretendia “pedir autorização” aos colegas de MDB para estar em outro lugar na campanha.

Outra fonte dentro do MDB contou que a cúpula do partido está reunida durante toda esta tarde, para tentar uma definição sobre para onde ir. “Hoje a tendência principal do partido. Eles estavam reunidos agora à tarde, mas ainda não divulgaram nenhuma resposta“, contou.

Para o senado, continuou Faiad, o nome mais lembrado e discutido internamente é o de Juarez Bezerra. Afastou também qualquer possibilidade dele mesmo lançar-se candidato.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), todas as convenções devem ocorrer entre 20 de julho e 05 de agosto. Depois, segundo o calendário eleitoral de 2018, os partidos têm até as 19h do dia 15 de agosto para apresentar ao TSE o requerimento de registro de candidatos a todos os cargos pleiteados.

No dia 16 de agosto, começa a ser permitida a propaganda eleitoral.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões