O mutirão que teve início na última segunda (17) segue até a próxima sexta (21). Para estes cinco dias foram agendadas 739 audiências.
As audiências estão sendo realizadas na Central de Mediação e Conciliação de Cuiabá. Todas as vítimas passam por uma perícia médica, que avalia o grau da lesão, o que vai definir o valor da indenização a ser pago. Quatro peritos estão atendendo durante os dias do mutirão.
Após passar pela perícia as vítimas são encaminhadas para a mesa de negociação onde é analisada a possibilidade de realização de acordo. Quando as partes chegam a um entendimento o acordo é fechado, o valor a ser pago é definido e a data de recebimento do seguro é agendada. Em casos de morte o valor do Seguro Dpvat pode chegar a R$ 13.500,00.
As pessoas que têm processos na Justiça referentes ao Seguro Dpvat e que não tiveram a audiência marcada podem se dirigir a Central, acompanhado do advogado, para tentar marcar a conciliação ainda durante este mutirão. Se a Seguradora Líder entender que é possível fazer esse agendamento, a audiência será realizada na sexta-feira.
No último mutirão Dpvat realizado em abril na Central, ocorreram 87% de acordos em uma semana de audiências. Ao todo, a Seguradora Líder pagou R$ 2.706.164,74 de indenização social para 356 vítimas de acidentes.
Da Redação (informações assessoria)