Nacional

Virado à paulista se torna patrimônio imaterial do estado

O tradicional Virado à Paulista, prato servido às segundas-feiras nos restaurantes, foi reconhecido como patrimônio imaterial do estado de São Paulo. O título foi dado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Governo do Estado de São Paulo (Condephaat).

Segundo o órgão, as justificativas para o novo título “giram em torno de sua importância nas viagens de expansão do território brasileiro”. Há referências documentais do prato desde 1602, quando era usado para alimentar as expedições bandeirantes.

A iguaria é originalmente composta por feijão engrossado por farinha de milho ou de mandioca e toucinho de porco. Hoje, a receita costuma levar bisteca, ovo, banana, arroz, couve, linguiça, torresmo e tutu.

Segundo a Secretaria de Cultura do Estado, o reconhecimento como patrimônio imaterial permite o reconhecimento de manifestações culturais, como o samba paulista, tombado em 2016. “O objetivo é identificar e reconhecer conhecimentos, formas de expressão, modos de fazer e viver, rituais, festas e manifestações que façam parte da cultura paulista”, disse a pasta.

A apresentadora Ana Maria Braga ensina como fazer o tradicional prato paulista, veja abaixo:

Ingredientes – Virado de feijão
1/2 xícara (chá) de bacon picado
1 dente de alho picado
1/2 cebola picada
4 xícaras (chá) de feijão cozido (2 xícaras de chá de grãos e 2 xícaras de chá de caldo)
1 1 xícara (chá) de farinha de mandioca
1/2 ½ colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de salsa picada
Modo de Preparo – Virado de feijão
Em uma frigideira, frite o bacon em sua própria gordura.
Depois, junte o alho e a cebola e refogue até dourarem. Adicione os grãos e o caldo de feijão e vá colocando a farinha de mandioca em chuva até que o pirão fique mais seco mas ainda úmido. Tempere com sal e misture delicadamente.
Retire do fogo e salpique salsinha picada.
Ingredientes – Bisteca
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de raspas de casca de limão
500g de bisteca suína
Modo de Preparo – Bisteca
Em uma tigela, misture 1 colher (sopa) de azeite, o suco de limão, o sal e metade das raspas de limão, as bistecas e deixe marinando por 30 minutos, na geladeira.
Em uma frigideira grande, coloque o azeite restante e leve ao fogo alto para aquecer. Aos poucos, coloque as bistecas e frite por 2 minutos (cada lado) ou até dourarem.
Retire do fogo, salpique as raspas de limão restantes e sirva acompanhada do virado e couve refogada.
Ingredientes – Farofa de alho
1 fio de óleo
1 colher (sopa) de manteiga
1/4 cebola picada
1/2 colher (sopa) de alho picado
2 xícaras (chá) de farinha de mandioca crua
Modo de Preparo – Farofa de alho
Em uma frigideira, aqueça 1 fio de óleo com 1 colher (sopa) de manteiga. Depois, doure ¼ cebola picada com ½ colher (sopa) de alho picado e salpique rapidamente 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca crua. Mexa e desligue o fogo.

Ingredientes – Couve mineira fininha e refogada
1 maço de couve
1 dente de alho picado
2 colheres (sopa) de azeite
Sal a gosto
Modo de Preparo – Couve mineira fininha e refogada
Retire os talos das folhas e empilhe uma folha sobre a outra. Enrole as folhas, apertando bem, como se estivesse fazendo um charuto. Coloque o charuto de couve sobre uma tábua e corte, com uma faca afiada, em fatias bem fininhas.
Em uma frigideira grande (de preferência antiaderente), aqueça o azeite e refogue por 2 minutos, a cebola e o alho – em fogo baixo.
Em seguida, coloque toda a couve picada na frigideira e refogue por 2 minutos, sem parar de mexer, ou até que a couve comece a murchar. Tempere com sal e misture bem. Retire a couve da frigideira e sirva a seguir.
Modo de Preparo – Montagem Virado a Paulista
Em um prato de servir, coloque o arroz branco, o virado de feijão, as bistecas grelhadas, 4 ovos fritos, farofa de alho, banana a milanesa, couve mineira refogada, torresmo e a linguiça em fatias grelhadas.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus