O tradicional Virado à Paulista, prato servido às segundas-feiras nos restaurantes, foi reconhecido como patrimônio imaterial do estado de São Paulo. O título foi dado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Governo do Estado de São Paulo (Condephaat).
Segundo o órgão, as justificativas para o novo título “giram em torno de sua importância nas viagens de expansão do território brasileiro”. Há referências documentais do prato desde 1602, quando era usado para alimentar as expedições bandeirantes.
A iguaria é originalmente composta por feijão engrossado por farinha de milho ou de mandioca e toucinho de porco. Hoje, a receita costuma levar bisteca, ovo, banana, arroz, couve, linguiça, torresmo e tutu.
Segundo a Secretaria de Cultura do Estado, o reconhecimento como patrimônio imaterial permite o reconhecimento de manifestações culturais, como o samba paulista, tombado em 2016. “O objetivo é identificar e reconhecer conhecimentos, formas de expressão, modos de fazer e viver, rituais, festas e manifestações que façam parte da cultura paulista”, disse a pasta.
A apresentadora Ana Maria Braga ensina como fazer o tradicional prato paulista, veja abaixo:
Ingredientes – Virado de feijão
1/2 xícara (chá) de bacon picado
1 dente de alho picado
1/2 cebola picada
4 xícaras (chá) de feijão cozido (2 xícaras de chá de grãos e 2 xícaras de chá de caldo)
1 1 xícara (chá) de farinha de mandioca
1/2 ½ colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de salsa picada
Modo de Preparo – Virado de feijão
Em uma frigideira, frite o bacon em sua própria gordura.
Depois, junte o alho e a cebola e refogue até dourarem. Adicione os grãos e o caldo de feijão e vá colocando a farinha de mandioca em chuva até que o pirão fique mais seco mas ainda úmido. Tempere com sal e misture delicadamente.
Retire do fogo e salpique salsinha picada.
Ingredientes – Bisteca
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de raspas de casca de limão
500g de bisteca suína
Modo de Preparo – Bisteca
Em uma tigela, misture 1 colher (sopa) de azeite, o suco de limão, o sal e metade das raspas de limão, as bistecas e deixe marinando por 30 minutos, na geladeira.
Em uma frigideira grande, coloque o azeite restante e leve ao fogo alto para aquecer. Aos poucos, coloque as bistecas e frite por 2 minutos (cada lado) ou até dourarem.
Retire do fogo, salpique as raspas de limão restantes e sirva acompanhada do virado e couve refogada.
Ingredientes – Farofa de alho
1 fio de óleo
1 colher (sopa) de manteiga
1/4 cebola picada
1/2 colher (sopa) de alho picado
2 xícaras (chá) de farinha de mandioca crua
Modo de Preparo – Farofa de alho
Em uma frigideira, aqueça 1 fio de óleo com 1 colher (sopa) de manteiga. Depois, doure ¼ cebola picada com ½ colher (sopa) de alho picado e salpique rapidamente 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca crua. Mexa e desligue o fogo.
Ingredientes – Couve mineira fininha e refogada
1 maço de couve
1 dente de alho picado
2 colheres (sopa) de azeite
Sal a gosto
Modo de Preparo – Couve mineira fininha e refogada
Retire os talos das folhas e empilhe uma folha sobre a outra. Enrole as folhas, apertando bem, como se estivesse fazendo um charuto. Coloque o charuto de couve sobre uma tábua e corte, com uma faca afiada, em fatias bem fininhas.
Em uma frigideira grande (de preferência antiaderente), aqueça o azeite e refogue por 2 minutos, a cebola e o alho – em fogo baixo.
Em seguida, coloque toda a couve picada na frigideira e refogue por 2 minutos, sem parar de mexer, ou até que a couve comece a murchar. Tempere com sal e misture bem. Retire a couve da frigideira e sirva a seguir.
Modo de Preparo – Montagem Virado a Paulista
Em um prato de servir, coloque o arroz branco, o virado de feijão, as bistecas grelhadas, 4 ovos fritos, farofa de alho, banana a milanesa, couve mineira refogada, torresmo e a linguiça em fatias grelhadas.