Política

Vice-prefeito é atingido por bala; família acredita em atentado

Fotos: Ednei Rosa

O vice-prefeito de Santo Antônio de Leverger, Valdir Castro Filho (PDT), foi baleado de raspão no braço, na manhã desta quinta-feira (26), na rua que fica nos fundos da Câmara Municipal de Cuiabá, no centro da capital. A suspeita da família é que o pedetista tenha sido vitima de um atendado, por conta de uma disputa pela prefeitura da cidade.

Ao Circuito Mato Grosso, o irmão de Valdir, João Bosco Carvalho, conhecido como JB, disse que a ação ocorreu por volta das 11 horas, quando dois homens se aproximaram do carro do vice-prefeito e um deles disparou três tiros no veículo. 

O pedetista que estava na direção do carro, conseguiu se abaixar, mas acabou sendo atingido de raspão por uma das balas.

Logo após os disparos, o atirador fugiu, já que policiais militares que faziam ronda na região no momento do atentado perceberam a ação e correram atrás dele. O suspeito não foi capturado.

Valdir recebeu os primeiros socorros de uma equipe médica da Câmara e foi encaminhado para o Pronto Socorro Municipal de Cuiabá para avaliações médicas.

Familiares da vitima afirmam que a ação se trata de um atentado contra a vida do vice-prefeito, a mando do prefeito municipal Waldir Ribeiro (PT). 

Contudo segundo informações dos policiais que atenderam a ocorrência, o fato inicialmente, se trata de uma tentativa de assalto mal sucedida. "O vice-prefeito estava no lugar errado e na hora errada, pois o assalto não era com ele. Contudo após três disparos, um dos tiros acabou acertando ele de raspão", explicou a assessoria da PM. Logo após efetuar os tiros dois homens, em uma motocicleta preta, fugiram do local e até agora não foram identificados. "A PM realizou buscas pelos suspeitos e reforçou a segurança na região, contudo ainda não obteve pistas dos criminosos", finalizou.

"Guerra" pela prefeitura

Acontece que em Santo Antônio de Leverger há uma disputa para afastar o prefeito, alvo de uma investigação da Delegacia Fazendária (Defaz), por desvio de verba. Caso o gestor municipal seja afastado do cargo, o vice assumiria a Prefeitura. 

Segundo o irmão da vítima, existe uma ação que corre em segredo de justiça, que investiga suposto desvio de verba para a construção de uma estrada. A investigação da Defaz levou a uma denúncia ao Ministério Público Estadual (MPE).

“A suspeita é que o prefeito tenha locado recursos públicos para a obra de uma estrada que nunca foi feita, ele emitiu até nota fiscal por esta obra fictícia”, afirmou JB.

JB conta ainda que nesta quarta-feira (15) ele e seu irmão se encontraram com o prefeito em uma audiência de conciliação. O petista acusa o irmão do vice-prefeito de injuria e calunia.

Em agosto do ano de 2013, o prefeito conseguiu uma liminar que determinou sua volta ao comando do município, após a Câmara Municipal de lá ter o afastado, por não estar encaminhando informações sobre aplicação de recursos.

Outro lado

Procurados pela reportagem do Circuito Mato Grosso, o prefeito de Santo Antônio de Leveger, Valdir Ribeiro, disse que a prefeitura não tem contato com o vice-prefeito há muito tempo. "Conheço sua família e alguns amigos, mas o Valdir não tem nenhum vinculo conosco há muito tempo", afirmou o prefeito Ribeiro. Segundo Valdir há mais de um ano que o vice-prefeito não aparece na prefeitura.

Atualizada às 13h29min. Última atualização às 14h41min.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões