Entre os dias 7, 8 e 9, o Colégio Coração de Jesus abre suas portas para a sexta edição do Festival de Orquídeas, trazendo minicurso de cultivo da planta para os mais novatos na área e orquídeas que variam entre R$ 15 e R$ 5 mil para os colecionadores de plantão. Com organização dos Amigos Orquidófilos, são mais de 20 mil unidades das espécies mais variadas presentes no festival.
Jorge Bulamah, expositor e organizador do Festival de Orquídeas, trabalha com a flor há 12 anos, mas contando também o tempo em que era tudo um mero hobbie já são 22 anos com afinidade com as orquídeas. Entre uma das espécies mais populares encontrada entre os colecionadores Jorge conta em entrevista ao Circuito Mato Grosso que há a Cattleya Nobilior, relativamente maior que as orquídeas mais comuns, que também estará à venda no evento.
Paulista de nascença, mas mato-grossense há 30 anos, Jorge teve seu primeiro contato com as orquídeas em uma viagem à Serra do Mar, na Mata Atlântica. Na época, por achar bela a flor trouxe para a casa, mas não demorou muito para que elas morressem graças ao caloroso clima cuiabano. Até entender como deveria cuidar da planta, ele perdeu muitas no decorrer do tempo.
Apesar da dificuldade de conseguir manter seus primeiros exemplares, ele explica que as orquídeas não carecem de um cuidado especial ou diferenciado como muitos pensem. O estigma, inclusive, faz com que elas acabem morrendo por conta do tratamento excessivo. É por esse mote que será realizado um minicurso no sábado, às 14h.
A entrada é franca em todos os dias, assim como a participação do minicurso que não exige inscrição prévia. Durante os três dias, o evento acontece entre às 8h e 18h no Colégio Coração de Jesus, na Rua Comandante Costa, 1424, no Centro.