O saldo dos cinco primeiros meses do ano também fechou positivo no Estado, com 47.586 unidades comercializadas, quase 9% acima do saldo de igual acumulado do ano passado, em 43.673. A expansão registrada no Estado supera o resultado aferido na média nacional que foi de 8,6% para o mesmo período, ou seja, acumulado de janeiro a maio deste ano, ante, janeiro a maio de 2012.
Mas, para o segmento local, os resultados embutem um saldo negativo, que está alheio à performance dos concessionários. Tanto no Estado quanto no país, as vendas de maio foram inferiores às contabilizadas em abril, com quedas de 5,42% e 5,2%, respectivamente. A queda de maio tirou a sequencia positiva de abril que fechou com incremento de vendas no comparativo anual e mensal, a evolução superou a média nacional no período.
Somente em abril foram vendidos 10.925 veículos, o maior volume registrado em 2013. O saldo positivo segue sustentado pelos carros de passeio e comerciais leves. Com o melhor saldo do ano, fica de fato complicado que o mês seguinte venha a superar o volume de vendas, mesmo porque, na comparação anual o saldo atual é superior ao observado em maio do ano passado.
Conforme a Fenabrave/MT e o Sincodiv/MT, juntas, as categorias de carros de passeio e comerciais leves somaram 5.728 unidades emplacadas em maio. Foram as que registraram menor queda, de apenas 1,75% com relação a abril. Já os emplacamentos de ônibus e caminhões retraíram em 14,77% em todo o Estado. Nas motocicletas o declínio foi de 9,13% em maio quando foram emplacadas 4.228 motos.
Entre os municípios, o maior recuo verificado foi no município de Várzea Grande, que apresentou declínio de 21,05% no período. “Isso ocorreu provavelmente em função da intensificação das obras da Copa do Mundo de 2014 na Avenida da FEB, com o fechamento do acesso à Avenida Miguel Sutil e avanço na área da revendedora Fiat, a Domani”, avalia o diretor do Sincodiv/MT, Paulo Boscolo. Segundo ele, se essa for realmente a causa dos índices, podemos esperar retração ainda maior para os próximos meses.
CUIABÁ – Devido à queda generalizada, Cuiabá seguiu a tendência do Estado e também registrou recuo no setor de veículos em maio. No total foram 2.917 mil emplacamentos na capital mato-grossense, índice 4,01% menor que no mês anterior.
PRINCIPAIS POLOS – Em Várzea Grande, município vizinho à Capital, o segmento que teve maior queda nos emplacamentos foi o de veículos comerciais leves, com 31,65% no último mês. Já em Sorriso se comparadas às categorias no mês de maio com o mesmo período do ano passado houve aumento de 5,69%, mas em relação a abril a queda foi de 19,51%. Rondonópolis segue a média estadual de 5% de recuo em todas as categorias. Sinop foi o município que teve menor queda, de apenas 0,34% somando todos os segmentos.
NACIONAL – No início deste mês, O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea), Luiz Moan Yabiku Júnior, disse que a expansão registrada no acumulado dos cinco primeiros meses de 2013 permite que sejam mantidas as previsões de crescimento de 3,5% a 4% do setor no ano, mesmo que o comparativo mensal tenha sido de retração.
Fonte: Diário de Cuiabá
Foto: Reprodução