Economia

Venda de veículos usados sobe 11,5% em março

Foto: reprodução

Por G1

Enquanto a venda de veículos novos registrou a primeira alta em 2 anos, em março último, a de usados continua crescendo.

No mês passado, foram negociados 926.659 carros, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões e ônibus no país, segundo dados da federação dos concessionários, a Fenabrave. O volume é 11,5% maior que o de março de 2016.

Para o levantamento, a entidade considera os registros de transferência de documentos do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Segundo a Fenabrave, para cada 4 veículos zero quilômetro emplacados em março, 9 usados foram negociados. A entidade diz que uma média normal é de 1 para cada 3.

No acumulado do ano, a alta é de 9,9%, com um total de 2,5 milhões de veículos negociados entre janeiro e março.

Em 2016, a venda de usados terminou quase estável em relação ao ano anterior, com 10,3 milhões de carros, motos, caminhões e ônibus negociados, alta de 0,21% sobre 2015.

"Nota-se o aquecimento do mercado de veículos com até 3 anos (os chamados usados seminovos) assim como nos veículos de 4 a 6 anos. O resultado desta movimentação torna o mercado de automóveis e comerciais leves usados 4,8 vezes maior que o mercado de veículos novos”, diz Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave.

Motos
Contado à parte, o segmento de motos também registra alta na venda de usados. Foram negociadas 252.610 unidades em março, montante 5% maior que o de 1 ano atrás.

No acumulado, há alta de 4,31% sobre o 1º trimestre de 2016.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26