SÃO PAULO – A venda de veículos novos no Brasil caiu 5,2% em janeiro de 2017 ante janeiro de 2016, para 147.253 unidades, o menor volume para o mês desde 2006, apontam dados preliminares obtidos pelo Broadcast com fontes do setor automotivo. Na comparação com dezembro de 2016, a queda é ainda mais forte, de 27,9%.
O resultado, que considera automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, representa uma frustração para as montadoras. No último dia 17, o presidente da Anfavea, Antonio Megale, havia dito que estava esperando que janeiro deste ano fosse "um pouco melhor" do que janeiro do ano passado. A previsão da entidade para o ano inteiro é de crescimento de 4%.
O que torna o dado ainda mais decepcionante é que janeiro de 2017 teve dois dias úteis a mais do que janeiro de 2016, e ainda assim houve retração nas vendas. Na média diária, a venda de veículos novos recuou 13,8% no primeiro mês deste ano em relação ao primeiro mês do ano passado. Os números definitivos serão divulgados no fim da tarde de hoje pela Fenabrave, sem horário definido.
Fonte: Estadão