Cultura

UFMT tem clássicos da música e do cinema em sua programação cultural

Cássicos – da música e do cinema. Esses são os eixos das atrações da semana na agenda cultural de junho da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). As atividades se iniciaram nesta nesta terça-feira (11) e seguem até domingo (16).

O Teatro Universitário será palco das apresentações musicais. Na quinta-feira (13), a partir das 20h e com entrada gratuita, será apresentado o espetáculo “MPB Camerístico – Fortalecimento da Memória Coletiva e Integração da Comunidade”. Com o objetivo de valorizar a discografia nacional com a seleção de obras de diversos autores, a atividade contará com a participação de membros externos e internos da academia atuando como músicos e bailarinos convidados, propiciando o intercâmbio entre diferentes níveis de experiência profissional e faixas etárias. No repertório, canções de Baden Powell, Danilo Caymmi, Cazuza, João Bosco, Ivan Lins e Djavan, dentre outros.

Já no domingo (16), a partir das 10h, a Orquestra Sinfônica da UFMT apresentará o já tradicional concerto de câmara. Desta vez, o espetáculo contará com duas formações peculiares: o “Quarteto de Trombones” e o “Coral de Trombones, Bombardino e Tubas”. O espetáculo é gratuito.

Cinema

Já as apresentações cinematográficas ocupam espaço dentro e fora do Câmpus de Cuiabá.  Na quarta-feira (12), às 14h30, a sala Névio Lotufo do Cineclube Coxiponés recebe a sessão Dias de Cinefilia, que conta com a curadoria e mediação de Gabriel Billy. Nesta semana será apresentado o filme “Como eliminar seu chefe”. Por fim, na sexta-feira (14), às 14h, a Sessão KinoMundo exibe o filme “O ódio”. As entradas são gratuitas.

Ainda no Câmpus de Cuiabá, mas em outro espaço – no auditório do Centro Cultural – tem sequência a Sessão Afrocine do Coletivo Quariterê.Nesta quinta-feira (13), às 19h, serão exibidos os filmes “BUP”, de Dandara Morais; “Carne”, de Mariana Jaspe; “Cartuchos de Super Nintendo em anéis de Saturno”, de Leon Reis; “Terra não dita, mar não visto”, de Lia Leticia; e “Hic” de Alexander S. Buck. A sessão Afrocine conta com curadoria de Anna Maria Moura e mediação do Coletivo Audiovisual Negro Quariterê.

A agenda Cuiabá tricentenária itinerante, integrante da temporada cultural e artística de 2019, é uma realização da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev).

Confira a programação de junho completa.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e