Economia

‘Uber’ dos helicópteros inicia operação em São Paulo

Foto: reprodução

Por Veja.com

A Voom, companhia criada pela A3 – empresa controlada pela Airbus -acaba de lançar o serviço de helicópteros por demanda na cidade de São Paulo. Conhecido como ‘Uber’ dos helicópteros, o serviço está disponível apenas na capital, realizando trajetos entre seis helipontos da cidade.

São Paulo é a primeira capital do mundo a receber essa operação, depois de passar por um teste no ano passado. Além de possuir infraestrutura adequada, pesou para a escolha a demanda pelo serviço.

Solicitar o serviço é simples: após realizar um cadastro pelo site, o usuário indica o endereço de partida e chegada, número de passageiros, o peso de cada um e as malas despachadas, que podem ter até 25 kg, além de bagagens de mão – são permitidos dois volumes de cada tipo.

O aplicativo então indica o heliponto mais próximo e é necessário preencher o número do cartão de crédito para confirmar a viagem. Antes do embarque, o cliente recebe mensagens de texto para ser informado do acompanhamento do helicóptero.

Até então, o usuário é o responsável por se dirigir ao heliponto no horário acertado. Entretanto, a empresa pretende firmar parceria até o fim desse mês com serviços de táxi para fazer o transporte do cliente até o heliponto.

Segundo a Voom, esse tipo de serviço tem diferenças marcantes em relação ao táxi aéreo, como o preço, que chega a ser 80% mais barato. Apesar de estabelecer como preço mínimo o valor de 400 reais, um trajeto entre Moema e Faria Lima pode custar cerca de 310 reais para o cliente. Em empresas de táxi aéreo, o preço pode começar em 1.700 reais. Assim como a Uber e outras empresas de transporte, o valor da corrida pode variar com a demanda.

O tempo também é um diferencial, de acordo com a Voom, nas companhias de táxi aéreo é necessário reservar um avião com muita antecedência, mas a nova plataforma permite que os clientes solicitem o serviço até 60 minutos antes do embarque.

Outra opção para os adeptos ao serviço economizarem no preço final é dividir o voo: há a opção de compartilhar a viagem em até cinco pessoas.

Por enquanto, o serviço se restringe ao site, mas o aplicativo da empresa está sendo desenvolvido para os usuários.

A Voom planeja expandir o serviço pela região Sudeste do país, mais especificamente para o Rio de Janeiro e Belo Horizonte, mas ainda sem data definida. No exterior, a empresa tem planos para as cidades de Jacarta, Cidade do México e Los Angeles.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26