Circuito Pet

Tudo sobre a castração de coelhos

Depois de saber os pontos positivos de castrar coelho, tanto macho quanto fêmea, chegou o momento de entender um pouco mais sobre os cuidados requeridos antes e depois da castração, para que o pet se recupere de forma rápida e saudável.

Pré-operatório de coelhos

 

Assim como qualquer tipo de procedimento cirúrgico, a castração precisa seguir alguns cuidados antes mesmo de ocorrer, para que não hajam contratempos. No dia da cirurgia, o transporte do coelho até a clínica médica veterinária deve ser o mais tranquilo possível, a fim de evitar o estresse. A temperatura deve estar agradável e o pet confortável dentro da caixa de transporte  – lembre-se de que os coelhos são muito sensíveis e podem se irritar com qualquer coisa e, consequentemente, dificultar o momento da aplicação de anestesia.

O exame de sangue também deve ser realizado antes da operação para compreender a real situação de saúde do pet. Alguns profissionais aconselham os pais humanos a deixar o coelho em jejum horas antes da castração, mas isso não é uma regra, pois a espécie pode apresentar alguns problemas secundários caso fique muito tempo sem se alimentar.

Pós-operatório de coelhos

Depois de castrado, o coelho ficará em observação até que o profissional autorize o seu retorno para o lar. Durante o trajeto, é possível que ele ainda esteja sob os efeitos da anestesia, por isso, não se preocupe caso ele se comporte de forma diferente.

Na chegada ao lar após castrar o coelho, os pais devem preparar o espaço do pet para que ele fique confortavelmente bem, afinal, a situação não deve ser nada cômoda para ele. A gaiola deve ser bem higienizada e aquecida, mas sem exageros para que não haja o risco de hipertermia. Assim como antes, a alimentação deve estar sempre à disposição, e ele nunca deve ser forçado a comer. É importante que o coelho repouse em um local limpo, calmo e seguro, sem muitos barulhos que possam estressá-lo.

O protocolo de medicamentos e a higienização do local recomendados pelo médico veterinário deve ser seguido à risca para evitar complicações. Um dos principais cuidados pós-operação é a utilização de roupinhas cirúrgicas, que servem para que o pet não tenha acesso aos pontos, evitando o rompimento e, consequentemente, infecções e machucados.

Essas dicas podem complementar as recomendações do profissional para que tudo ocorra como previsto, de maneira rápida e sem complicações. Caso o coelho apresente algum problema de saúde ou mal-estar após a castração, leve-o imediatamente ao médico veterinário. Apenas ele será capaz de analisar e prescrever os cuidados requeridos para a recuperação do pet.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre castração de coelho, visite o Blog da Petlove para mais conteúdos sobre coelhos.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar