Circuito Pet

Tudo o que você precisa saber sobre passeio com filhotes de cachorro

Eita que tá pra existir maior felicidade do que ver a família crescer com a chegada de um novo filhotinho de cachorro. O peludinho mal consegue se equilibrar, mas você já fica doido para levá-lo para os passeios ao ar livre, não é mesmo?

Antes de satisfazer essa sua vontade, não esqueça que é importante respeitar as orientações do médico veterinário e só preparar a guia para passear com o cachorrinho quando ele estiver devidamente vacinado e liberado pelo doutor.

Depois que o seu pequeno cachorro estiver apto a circular com você e a família por aí, é necessário tomar algumas providências que garantirão a segurança e o bem-estar do seu novo filho de quatro patas. Acompanhe nossas dicas!

Escolha bem o lugar

Não leve o seu pet a qualquer lugar sem antes pesquisar ou até mesmo conhecer pessoalmente o espaço. Locais sujos, pisos irregulares e danificados, grama ou plantas mal cuidadas e a presença de muitos outros pets não são uma boa opção para nenhum cachorro, muito menos para quem está na fase inicial da vida e ainda está fortalecendo o seu sistema imunológico.

Escolha lugares nos quais seu pet possa circular tranquilo e manter uma distância segura de outros pets. Sair com ele de casa é muito importante para a socialização do cachorro, pois assim ele tem contato com diferentes cenários, sons, pessoas, pet e odores, mas tudo isso deve acontecer sem abrir mão da segurança e bem-estar do cãozinho.

Jogue em time

Você e o seu cachorro têm tudo para ser uma dupla de sucesso e muito afinada, mas na hora do passeio você precisa pensar em time e lembrar de levar seus aliados para cuidar bem do pet. Começando pelo item mais fácil, providencie guias e peitorais que sejam bem confortáveis e adequadas ao tamanho do cão. No petshop online Petlove você encontra as melhores opções, inclusive o super lançamento da Future Pet, que une o melhor da tecnologia com um design futurista incrível!

Para manter o filhote bem hidratado e alimentado, não esqueça de levar para os passeios uma garrafa para cães ou bebedouro portátil e um pouquinho de ração em um pote fechado. Lembre-se que abrir mão desses itens na hora de dar uma caminhada pela rua é colocar a saúde do seu cachorro em risco, afinal os filhotes não podem ficar muito tempo sem beber água e com fome por conta do exercício físico. 

Vá devagar e explore os cenários

Como foi dito, os passeios com os cachorros são fundamentais pois eles exercitam a socialização e, claro, desenvolvem a parte física dos caninos também. Mas lembre-se que o seu cachorrinho ainda é um jovem aprendiz e que precisa de um tempo de adaptação até conseguir completar caminhadas mais longas com você numa boa.

Comece mostrando a ele a vizinhança, deixando-o explorar bastante árvores, pessoas e os odores que encontrar pelo caminho. Em outra oportunidade leve-o para uma volta no parque para que ele conheça um cenário totalmente novo com ambientes mais verdes. Por fim, continue explorando novos ambientes e locais, principalmente aqueles pet friendly, e peça para que outras pessoas interajam com o filhote (essa missão é bem fácil), e que elas ofereçam a ele alguns petiscos.

Mantenha-se atento

Por serem super novinhos, os filhotes tendem a ter a saúde mais fragilizada e a sofrer, por exemplo, com os dias mais quentes, principalmente se ele for um cachorro braquicefálico (tem focinho curto e achatado). Portanto, é muito importante escolher um horário com menor exposição ao sol para circular com o seu pet e ficar atento a qualquer sinal de mal-estar ou indisposição. 

Conte sempre com a ajuda do médico veterinário para acompanhar o desenvolvimento da saúde do seu filho de quatro patas e receber dicas de como enriquecer a socialização do seu novo parceiro.

 

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar