Circuito Pet

Tudo o que você precisa saber sobre florais na medicina veterinária

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre florais para seres humanos. Muita gente não sabe que essa terapia também se estende aos nossos pets, oferecendo bem-estar e auxiliando nos problemas comportamentais e de saúde que apresentam.

Por este motivo, criamos este post com tudo o que você precisa saber sobre florais na medicina veterinária e como eles podem ser aliados na rotina.

Breve histórico

O mais famoso dos sistemas florais e o mais utilizado mundialmente é obra do médico homeopata Edward Bach. Por volta de 1930, na Inglaterra, o médico criou em seu laboratório as 38 essências que perduram até os dias atuais.

Doutor Bach acreditava que a saúde mental era o segredo para ser saudável, por isso passou sua vida inteira estudando plantas e flores, e descobriu a energia sutil que elas emanavam no emocional dos seres humanos. Podemos dizer que o médico revolucionou a medicina, em 1974, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a ação dos seus florais como terapia complementar.

Na medicina-veterinária não foi diferente, já que nas duas últimas décadas, as terapias complementares vêm ganhando reconhecimento e os florais passaram a ser coadjuvantes no tratamento dos animais, indicados por clínicos, terapeutas holísticos veterinários e especialistas em comportamento animal.

Como os florais agem nos pets?

De acordo com alguns estudiosos da área, os florais não podem ser analisados em laboratório, mas sim de forma empírica, ou seja, por meio da observação dos seus efeitos nos animais após um determinado período. As essências são dotadas de energia sutil e padrões de vibração que harmonizam o organismo de quem faz seu uso.

Há relatos de uso em um gato com compulsão em machucar a si próprio, introdução de novo integrante na família, casos onde o tratamento convencional com medicamentos não estava fazendo efeito, pois o problema do pet era emocional e até mesmo em um elefante deprimido. Em todas as situações, o floral se mostrou eficiente no emocional dos animais e consequentemente em sua saúde.

Divisão das categorias dos florais

Focamos nos florais de Bach, pois são os mais utilizados na rotina, mas lembre-se de que há outros sistemas dessas essências e você pode conversar com o médico-veterinário holístico ou que tenha conhecimento sobre a área para saber mais

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar