Você que tem ou está pensando em ter um cachorrinho, é importante conhecer as particularidades de cada fase de vida deles, desde filhotinhos até idosos, para entender quais os cuidados necessários em cada etapa e quais os pontos de atenção.
Neste post, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre as fases do cão. Vem conferir!
Período neonatal
É a fase mais delicada da vida deles e também de muitos cuidados! Essa etapa vai do nascimento até mais ou menos 13 dias de vida do cão. Nela, ele depende exclusivamente da mãe, do leite materno e precisa de ajuda para fazer as necessidades. Além disso, nessa fase, ainda não abriu os olhos e os ouvidos ainda estão “fechados”.
Caso a mãe não esteja presente, quem precisa substituí-la é o tutor e ajudá-lo a urinar, defecar e manter sua temperatura corporal normal. Nesses casos, também é necessário entrar com o sucedâneo do leite da mãe para que ele se desenvolva. Procure sempre o médico-veterinário para auxiliar nesta tarefa!
Período de transição
Esse período vai dos 13 aos 20 dias de vida do peludo. É nela que ele abre os olhos e os ouvidos, assim, fica exposto aos estímulos luminosos, visuais e sonoros. É nessa fase que ele pode começar a ser responsivo às ações externas e ser mais independente da mãe.
Infância ou fase de socialização
Sem dúvida alguma essa é a fase mais fofa e ativa dos cães, que vai de 3 a 16 semanas de idade. Os peludos tornam-se exploradores natos e ficam totalmente abertos para socialização com outros animais e humanos. Essa etapa dita o comportamento que ele terá quando adulto, por isso é importantíssimo que tenha vivências ricas e super positivas.
Alguns cuidados são necessários nessa fase, pois é nela em que eles são desmamados e passam a se alimentar de ração, de preferência da categoria Super Premium para filhotes , que são vacinados e vermifugados e que precisam visitar o médico-veterinário com maior frequência para completar o protocolo vacinal.
Lembrando que para entrar em contato com outros cães e passear na rua, o filhote precisa estar com todas as vacinas em dia, tudo bem?
Adolescência
Fase que dura de 16 semanas até os 12 meses de vida do peludo, mas isso depende do porte do cão. Cães de porte grande são adolescentes por mais alguns meses quando comparados aos cães de porte pequeno, devido ao seu ritmo de crescimento.
Aqui eles apresentam crescimento acelerado, trocam os pelos, ficam muito ativos e tendem a ser bagunceiros. Apostar em brinquedos interativos, passeios frequentes e brincadeiras ao ar livre são meios de gastar a energia em excesso do peludo nessa fase.
Fase adulta
Essa fase marca o amadurecimento comportamental do pet. Eles tornam-se mais tranquilos e preferem passeios ao ar livre do que de fato brincar intensamente, mas claro, há sempre as exceções!
A fase adulta varia conforme o porte do cão. Cães de porte grande são adultos até os 5 anos, já os de porte pequeno são adultos até os 7 anos.
Os cuidados não variam muito. Quando adultos, precisam sempre estar com as vacinas atualizadas, serem vermifugados e estar com o controle de ectoparasitas (pulgas e carrapatos) em dia. A alimentação também não muda muito. Eles precisam comer a ração adequada para o porte e idade, de preferência da categoria Super Premium. O ideal na fase adulta é manter o pet saudável para ele envelhecer com saúde.
Velhice
Por fim, a fase onde nossos peludos são beeeeem mais calmos, gostam de dormir, comer e já começam a mostrar os sinais do envelhecimento na cor dos pelos, na musculatura e até no surgimento de doenças crônicas, muito comuns nessa fase, como por exemplo: problemas cardíacos, obesidade, problemas articulares, alterações oculares etc.
É nesse período que os check-ups no médico-veterinário tornam-se fundamentais e precisam ser periódicos, pois é muitas vezes nessas consultas em que há o descobrimento de alguma alteração no organismo dele e se tratado precocemente, pode não haver riscos para a saúde do peludo.
A alimentação precisa ser específica para idosos, pois as exigências nutricionais nessa fase mudam, devido ao seu metabolismo mais lento e musculatura mais enfraquecida. Em alguns casos específicos, é necessário usar suplementos e rações coadjuvantes (as popularmente conhecidas como “medicamentosas”), indicadas pelo médico-veterinário.
Agora que você já viu tudo o que precisa saber sobre as fases do cão e que o médico-veterinário precisa estar presente em todas elas, acesse o Blog da Petlove para mais dicas de saúde dos pets!