DESTAQUE 3 Jurídico

Tribunal de Justiça analisa inscrições ao desembargo

O Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso irá se reunir no dia 13/2/2025 para apreciar as inscrições dos magistrados no concurso de acesso a Corte de Justiça pelo critério de merecimento. Estão inscritos 25 juízes para disputar a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Rondon Bassil Dower, conforme a lista abaixo, divulgada pelo Departamento de Magistrados:
Abel Balbino Guimarães
Valmir Aladérico dos Santos
Jones Gattass Dias
Paulo Márcio Soares de Carvalho
Aristeu Dias Batista Vilella
Luís Aparecido Bortolussi Júnior
Eulice Jaqueline da Costa Silva Cherulli
Antônio Veloso Peleja Júnior
Milene Aparecida Pereira Beltramini
Maria Mazarelo Farias Pinto
Gleide Bispo Santos
Francisco Alexandre Ferreira Mendes Neto
Amini Haddad Campos
Ana Cristina Silva Mendes
Hildebrando da Costa Marques
Célia Regina Vidotti
Gonçalo Antunes de Barros Neto
Agamenon Alcântara Moreno Júnior
Christiane da Costa Marques Neves
Marcos Faleiros da Silva
José Antônio Bezerra Filho
Tatiane Colombo
Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva
Luis Otávio Pereira Marques
Mirko Vincenzo Giannotte
Nos bastidores palacianos já existem alguns nomes concorrendo como favoritos a indicação, estando entre eles as juízas Christiane da Costa Marques Neves, Eulice Jaqueline da Costa Silva Cherulli, Célia Regina Vidotti e Ana Cristina Silva Mendes. Na ala masculina de inscritos despontam os juízes Agamenon Alcântara Moreno Júnior, Marcos Faleiros da Silva, Luis Otávio Pereira Marques, Paulo Márcio Soares de Carvalho, Jones Gattass Dias e Francisco Alexandre Ferreira Mendes Neto.
A escolha do acesso ao desembargo se guia por critérios objetivos do Conselho Nacional de Justiça, mas é extremamente política no momento da avalição para dar as notas finais aos magistrados concorrentes e tudo vai depender novamente da definição a ser dada pelo grupo majoritário de desembargadores que tem se unido para firmar sua hegemonia e preferência.
Os três juízes mais antigos da entrância não se inscreveram para participar da escolha pelo critério de merecimento, sendo eles Juanita Cruz da Silva Clait Duarte, Sérgio Valério e Antonio Horácio da Silva Neto. No mês de maio irá se aposentar a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro (magistratura), no mês de junho o desembargador Luiz Ferreira da Silva (advocacia) e em novembro e dezembro os desembargadores Sebastião de Moraes e Sebastião Farias (magistratura).
O desembargador Guiomar Borges (Ministério Público) já pediu aposentadoria, que está sendo processada. No caso desta vaga, que é do quinto constitucional do Ministério Público de Mato Grosso, o promotor de justiça Deosdeth Cruz Júnior, que foi procurador-geral de Justiça escolhido pelo governador Mauro Mendes, aparece como franco favorito para ser alçado ao cargo de desembargador, ainda que exista um movimento interno na instituição defendendo a escolha de uma mulher para compor o Tribunal de Justiça.
E na vaga do desembargador Luiz Ferreira da Silva, que é do quinto constitucional da advocacia e ocorrerá em junho existem vários pretendentes, muitos dos quais foram apoiadores da atual presidente da OAB/MT, constando como favoritos nos bastidores os seguintes nomes: Abel Sguarezzi, Ricardo Almeida, Juliana Zafino, Dinara Arruda, Gláucia do Amaral, Flaviano Taques e Valério Mazuolli. A disputa será acirrada internamente, tendo em vista a nova conformação do Conselho Estadual da OAB/MT, com uma renovação grande ocorrida nas últimas eleições.

Marcelo Toledo

About Author

Jornalista e colaborador especial para o Circuito MT.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.