A prevenção com a saúde dos nossos cachorros deve ser vista como uma preocupação constante, afinal, algumas doenças podem ser fatais e outras demorarem para manifestar os primeiros sinais.
Por isso, caprichar na alimentação do cachorro e não abrir mão de um acompanhamento periódico com o médico veterinário é um ótimo começo para garantir o bem-estar do peludinho. Conheça três problemas que são comuns e que podem colocar em risco a saúde do seu cachorro.
Doenças infecciosas
Uma série de doenças infecciosas assombram a vida dos cães e também dos pais e mães do pet. Parvovirose, cinomose, raiva e influenza canina são só algumas das enfermidades mais conhecidas, mas a lista é imensa e perigosa.
Para manter o seu cachorro protegido, mantenha a carteirinha de vacinação rigorosamente em dia. Lembre-se que é desde muito cedo que se começa a prevenção e que o médico veterinário é quem vai indicar as doses que o seu cão precisa tomar e montar o calendário de vacinação do seu peludinho.
Sabemos que alguns bichinhos dão bastante trabalho para tomar vacina e que algumas têm um preço mais salgado, mas, definitivamente, não dá pra deixar faltar ou atrasar nenhuma vacina, pois as doenças infecciosas só precisam de uma pequena oportunidade para se manifestarem.
Parasitas
Os antipulgas e carrapatos não figuram entre os produtos mais procurados e vendidos no petshop online Petlove à toa. De fato os parasitas representam um perigo enorme para a saúde dos cachorros e alguns para toda a família, inclusive.
Pulgas, carrapatos, vermes e outros parasitas microscópicos podem estar onde a gente menos espera e naqueles lugares que os cachorros mais gostam de xeretar. Quando isso acontece, pode ser o início de uma jornada nada fácil de ser completada sem complicações.
Manter o ambiente sempre bem limpinho e devidamente higienizado, além do uso contínuo de antipulgas, ajuda a evitar uma série de doenças, entre elas a dirofilariose (verme do coração), erliquiose, anaplasmose, babesiose, hepatozoonose e as popularmente conhecidas lombrigas, que cientificamente são classificadas como Helmintos e divididas entre Nematoides – vermes redondos – e Cestodes – vermes achatados.
Doenças gastrointestinais
Os cachorros, principalmente os filhotes, descobrem o mundo utilizando o paladar. Só que nessa ideia fixa de querer morder ou lamber tudo o que encontra pela frente, o peludinho corre o risco de comprometer o seu sistema gastrointestinal.
Alguns micróbios e protozoários podem fazer um mal danado para os cachorros em pouco tempo após o contato, causando vômitos e diarreia, que podem levar a um quadro de anemia e desidratação e até significar a presença de doenças como a isosporose e a giárdia, ambas contagiosas para pets e a segunda pode colocar em risco a saúde humana também.
A maneira mais segura de preservar o bem-estar do seu cachorro é manter as visitas médicas veterinárias em dia, oferecer refeições de qualidade (e nas porções corretas) e tomar bastante cuidado com a limpeza da casa ou do ambiente que o cão estiver. Dá um trabalhinho dar conta de tudo, mas zelar pela saúde dos nossos pets é a melhor forma deles sentirem o amor que temos por eles!