E disse Sara a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sara.
Assim tomou Sara, mulher de Abrão, a Hagar, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido. Gênesis 16:2-3
Antes, Sara já tinha conversado com a escrava:
— Hagar, você já ouviu falar em barriga de aluguel?
__Não, minha senhora. Nunca ouvi falar nesse trem…
__ É mais ou menos o seguinte… Bom.. eu também não sei muito bem como funciona, mas é como se uma mulher gerasse o filho para outra.
__Ué, como é que pode, patroa?
__Tem lá uma tecnologia de coleta de esperma… é complicado.. acho que você não vai entender.
___O que é esperma?
__ Porra Hagar! Nem isso você sabe? Deixa pra lá, nós vamos fazer do jeito mais simples. Você vai transar com meu marido Abraão para gerar um filho que será como se fosse meu.
__ Eu tenho vergonha. Nunca fiz essas coisas não.
__ Não se faça de purinha, pensa que eu não sei de suas escapadas com o capataz?
___ Então eu vou tomar um banho primeiro, passar um perfume…depilar…
__ Olhe aqui, Hagar, disse Sara, você só vai fazer um trabalho, nada de se emperiquitar.
__Mas, Senhora, eu estou suja, suada, fedida.
__ Assim é melhor. Seguro morreu de velho. É melhor não abusar com o Abrão. De repente ele pega gosto…
__ Assim a seco, patroa? Sem nem um namorinho, uma bijuteria, um carinho?
__ Para de gracinha. E é só uma vez, depois não quero ver você perto do velho. Se tudo der certo vou te dar um brinco e talvez pagar uma escova pra melhorar esse cabelo horrível.
Depois Sara fala ao marido Abraão:
___ Meu velho, precisamos de um filho. Como não consigo engravidar, vou trazer uma escrava pra você deitar-se com ela e gerar um filho que será nosso.
Tempos depois que Hagar deu à luz o filho Abrão, Sara milagrosamente engravidou. O da escrava chamou-se Ismael e o da patroa Isaque. Um deu origem aos árabes, o outro, aos judeus.
Por ciúmes e inveja nasceu uma profunda inimizade entre as duas mulheres. Sara venceu a briga convencendo Abrão a consentir que expulsasse a escrava de casa. Entretanto, o Senhor abençoou a serva Hagar e ela teve milhares de descendentes, formando um numeroso povo.
A bíblia mostra três poderosas mulheres que transformaram o mundo: uma (Eva), que comendo a fruta proibida, colocou o pecado a disposição de todos; outra (Sara) por birra criou uma profunda inimizade entre dois povos que ainda hoje perdura. A terceira (Maria), compensando as más ações de Eva e Sara, embora virgem, concebeu um filho, que sem Instagram, facebook ou twitter mantém mais de dois bilhões de seguidores espalhados pelo mundo.
Renato de Paiva Pereira