Para garantir segurança e melhores condições de tráfego aos motoristas e transeuntes, todo o percurso foi sinalizado com indicativos verticais, horizontais e semafóricos. Para a passagem dos pedestres foi construída uma calçada paralela à alça da rotatória.
“A interrupção da circulação de automóveis na av. Gonçalo Antunes de Barros/Jurumirim, bem como na rua Professor João Félix, se faz necessária para o avanço de mais uma frente de trabalho na obra da trincheirona”, explica o assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, Josemar Sobrinho.
“Mesmo com o bloqueio os condutores não estarão limitados. Agora eles terão duas opções de rota: uma pela rua Esmeralda (bairro Bosque da Saúde), atravessando a av. Miguel Sutil, que fará a ligação do bairro Lixeira em direção à área central, e outra pela alça da rotatória Trabalhadores, que ligará a av. Trabalhadores à rua João Gomes Sobrinho”, acrescenta Sobrinho.
CENTRO – BAIRRO
O motorista que vem da área central de Cuiabá em direção aos bairros da região do Pedregal, Carumbé, Jardim Leblon, entre outros, deverá passar por cima da trincheira Trabalhadores para ter acesso a Avenida Dante de Oliveira/Trabalhadores.
Já quem vem do Centro seguindo pela rua Professor João Félix, ao chegar próximo à obra da trincheirona, deverá virar à direita na rua Laguna (Bairro Lixeira), em seguida à esquerda na rua João Gomes Sobrinho passando sobre a grande trincheira para adentrar à região dos bairros.
BAIRRO – CENTRO
Para o motorista que segue em direção ao Centro de Cuiabá pela Av. Gonçalo Antunes de Barros/Jurumirim, ao chegar na rua 1° de Maio (Bairro Jardim Leblon), localizada em frente à estação de retransmissão de energia Barro Duro, deverá virar à esquerda e seguir até a avenida Dante de Oliveira/Trabalhadores, onde fará conversão à direita passando sobre a rotatória da trincheirona para continuar rumo ao Centro pela rua João Gomes Sobrinho.
Já o condutor que desce a rua Esmeralda (bairro Bosque da Saúde), em direção ao bairro Lixeira, o acesso para atravessar a av. Miguel Sutil estará liberado. O percurso será facilitado, pois ao atravessar a Perimetral o mesmo deverá virar à esquerda na rua Professor Alfredo Monteiro para ter acesso à rua Professor João Félix e seguir sentido à área central de Cuiabá.
OBRA
Com 960 metros de extensão, a maior de todas as trincheiras abrangerá o trecho um pouco antes da Avenida dos Trabalhadores (Av. Dante de Oliveira) até depois do cruzamento da Avenida Jurumirim (Av. Gonçalo Antunes de Barros), próximo ao viaduto da Avenida do CPA.
Orçada em R$ 46 milhões a obra faz parte do convênio entre Governo do Estado e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Assessoria