Foto: Gefron
O corpo do tenente da Polícia Militar, Carlos Scheifer, que integrava o batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), foi enterrado na manhã desta segunda-feira (15), no Cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá, localizado no Bairro Parque Cuiabá na Capital. Ele foi morto no último sábado (13), em confronto com bandidos na cidade de Matupá (720 km de Cuiabá-MT).
Durante todo o domingo (14), no velório do oficial, várias autoridades e policiais estiveram no Quartel do Comando Geral da PM, prestando as últimas homenagens ao militar. O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, destacou o potencial do jovem tenente e lamentou a perda de Scheifer. O secretário falou também sobre a dedicação do militar durante a carreira.
“Era uma pessoa bem quista por muitos, por onde passou deixou marcas positivas. Perdemos um herói em combate, um homem que tinha amor pela profissão e comprometido com a missão de salvaguardar pessoas de bem, um profissional de altíssima qualidade”, afirmou o secretário.
O comandante do Grupamento Especial de Fronteira (Gefron), coronel PM Jonildo de Assis também externou a tristeza diante da perda do policial. Assis ressaltou também o trabalho executado por Scheifer na unidade nos dois anos que esteve junto da tropa.
“Era uma pessoa de postura humilde e muito honesta. Na última quarta-feira (10.05) realizamos na base de Porto Experidião uma homenagem para ele em agradecimento aos serviços prestados. Foi um herói. O Gefron está em luto pela perda deste companheiro” disse Assis.
Amigo de Scheifer e companheiro de farda, o major PM Carlos Evane (Bope) falou sobre a dificuldade para toda a tropa neste momento de dor e das expectativas do amigo que havia se apresentado na unidade recentemente.
“Era um cara ímpar, estava muito feliz por estar no Bope. Ele batalhou muito para chegae aqui. Estamos sentindo muita dor com essa perda, pela pessoa maravilhosa e pelo profissional competente que Scheifer era”, lamentou Evane.
Nas redes sociais, amigos que não puderam estar no velório deixaram mensagens de pesar. Entre a mais redigida está o texto bíblico do livro de II Timóteo, capitulo 4, versículo 7. “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé”. A frase junto a foto do tenente foi colocada como atualização de capa e fotos de perfis de diversos amigos como forma de demonstrar carinho a Scheifer.
Homenagem da ROTA
As Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA), da Polícia Militar do Estado de São Paulo, prestou homenagem ao PM de Mato Grosso no domingo. Considerado o maior batalhão de Polícia Militar do Brasil, possuindo cerca de 900 homens, os policiais prestaram continência por mais de 1 minuto em solidariedade ao irmão de farda.
No vídeo, Além de prestar a homenagem com as sirenes ligadas o batalhão ainda fez um texto para o tenente Scheifer nas redes sociais.
“A Rota, por meio do pelotão de Rota Noturna sob o Cmdo do Tenente Benassi, realiza homenagem ao Tenente Carlos Henrique Scheifer do BOPE da gloriosa PMMT. Desce ao solo hoje o Ten Scheifer , morto no cumprimento de seu juramento em defender o população ! Jaz seu corpo, mas seu exemplo ascende ! Obrigado Ten Scheifer”, diz o texto publicado pelo batalhão.
O caso
O tenente Carlos Henrique Scheifer morreu em um confronto entre policiais e suspeitos de integrar uma quadrilha de assalto a banco, em Matupá. O policial foi atingido com um tiro no abdômen. O grupo estava em operação de buscas na zona rural município, área próxima ao local em que na manhã de sábado policiais militares de unidades da região e do Bope já haviam capturado quatro homens suspeitos de integrarem a mesma quadrilha.
Leia mais:
Comandante do Bope morre em troca de tiros com assaltantes
Veja o vídeo: