Cultura

Teia Mato Grosso reúne 36 Pontos de Cultura com o Minc

 
Participarão do evento representantes dos Pontos de Cultura de Mato Grosso e convidados do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado de Cultuara de Goiás (Secult) na programação nos dias 22 e 23 de novembro, no estacionamento do Panatanal Shopping, com a Mostra Artística, onde os Pontos apresentarão seus projetos.
 
Também no Pavilhão das Artes da SEC-MT, localizado no Palácio da Instrução, para discutir questões voltadas à consolidação da Rede Pontos do Mato, da relação entre Cultura e Governo, além de discutir a Teia Nacional que acontecerá no ano de 2014.
 
São atividades da Teia as apresentações artísticas, palestras, fórum de discussão e bate papo. A Teia se encerra no sábado(23) à noite com apresentações artísticas dos Pontos de Cultura.
 
Cinthia Mattos, coordenadora da Rede Pontos do Mato, ressalta que “com os representantes do governo, poderemos mostrar a realidade do projeto e os resultados alcançados com as verbas que chegam realmente onde precisa e, assim reforçar o programa Cultura Viva”.
 
O representante dos Pontos de Cultura de Mato Grosso e membro do Teatro Experimental de Alta Floresta (TEAF), Anderson Flores, ressalta a força do evento. “Este encontro é necessário para fortalecer a relação entre os pontos de cultura no Mato Grosso. Também para que possam ser pensados em conjunto, mecanismos de financiamento de atividades e o benefício das políticas públicas para além dos 35 municípios onde já existe Ponto de Cultura”.
 
Cultura Viva
 
O encontro permitirá a troca de saberes e fazeres, o fortalecimento dos marcos legais do Programa Cultura Viva e das políticas públicas de cultura. Ainda o fomento das redes de relacionamento e articulação institucional entre os Pontos, sociedade e governos.
 
A TEIA MT 2013 tem este desafio de mostrar para a sociedade o resultado dos projetos do Programa Cultura Viva da Diversidade Cultural e da Arte Transformadora realizados por meio das ações dos Pontos, Pontinhos e Pontões de cultura, e qual a sua importância de continuidade e expansão.
 
Pontos de Cultura
Os Pontos de Cultura são a principal ação do Programa Cultura Viva, proposto pelo Ministério da Cultura em parceria com os governos estaduais e municipais. Surgiram no ano de 2003, com o intuito de preservar memórias e histórias, além de estimular ações voltadas para a cultura de raiz e para o fortalecimento das manifestações populares dentro dos seus territórios de origem.
Pontos de Cultura de Mato Grosso cumprem sua missão proporcionando à população de 25 municípios o fomento à produção artística e cultura por meio de oficinas, palestras, cursos e eventos em geral. Mato Grosso conta com 36 Pontos de Cultura, que desde 2010 recebem investimentos vindos do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) e do Governo Federal, via Ministério da Cultura.
 
Anualmente são investidos R$ 800 mil da SEC/MT e R$ 1,6 milhão do Governo Federal, repassados para as instituições conveniadas. Duas parcelas já foram quitadas e os Pontos aguardam o repasse final, para finalizarem as ações planejadas para 2013. 
 
A Rede dos Pontos de Cultura de Mato Grosso existe como mola propulsora para que os pontos estejam em contato para compartilhar conceitos, estimular a troca de experiências e tecer objetivos comuns com o intuito de ampliar o alcance do Programa.
 
Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e