Segundo o parlamentar, graças à tecnologia desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o estado já tem duas safras com grande produtividade, a da soja e a do milho. “Além disso, alguns produtores conseguem produzir a terceira safra, que se dá no período da seca, usando a irrigação. Hoje nós estamos praticamente com 80% da ocupação dos nossos solos em fase produtiva”.
Para Osvaldo Sobrinho, a mudança no Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS), que antes atuava mais no Nordeste, é bem-vinda para o Mato Grosso e para todo o Brasil. O senador afirmou que a Embrapa tem desenvolvido várias tecnologias para que seja possível a produção agrícola durante a seca. “Podemos sentir que os técnicos da Embrapa estão no Mato Grosso para entender, compreender, estudar e ensinar ao agricultor”, destacou.
O primeiro tema que deve ser debatido pela subcomissão daqui a 15 dias é a negociação das dívidas dos produtores rurais do Nordeste. A criação da subcomissão foi proposta pelo senador Fernando Collor (PTB-AL), presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), à qual a subcomissão é vinculada.
Assessoria