Cultura

Teatro musical é tema de curso no Cine Teatro Cuiabá com Fernando Grecco

Introdução ao Canto Para Musicais é o tema do curso gratuito que está sendo ministrado pelo jornalista e regente graduado pela Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA-USP), Fernando Grecco, no Cine Teatro Cuiabá, visando elucidar os conceitos básicos musicais e do canto através da “corporalização” dos sons.

O curso, que segue até a próxima sexta-feira (28), tem por objetivo desenvolver e aperfeiçoar nos seus integrantes a percepção auditiva, a imaginação, a coordenação motora, a expressividade e a percepção espacial, criando as condições para um desempenho musical de qualidade. Um repertório musical será proposto para a finalização dos trabalhos do curso e os resultados serão apresentados em forma de avaliação.

Fernando Grecco explica que do ponto de vista do canto, serão abordadas questões técnicas básicas como apoio diafragmático e eficiência na projeção vocal, visando tanto o canto solista como ao canto conjunto. "Por meio de atividades lúdicas, serão desenvolvidos os conceitos básicos musicais e do canto através da associação dos sons com os movimentos do corpo", revela.

Ao todo, foram disponibilizadas 30 vagas e os candidatos precisaram preencher ficha de inscrição, escrever uma carta de interesse e um breve currículo, além de enviar um arquivo ou link cantando uma música, sendo som e imagem ou apenas som. 

Segundo Flávio Ferreira, diretor artístico da MT Escola de Teatro, com o curso, os aprendizes têm  a oportunidade de se atualizarem e  conhecerem a diversidade cultural do nosso país. "Esse intercâmbio de informações promove o aprendizado e proporciona um crescimento profissional para todos os participantes", destaca.

A MT Escola de Teatro é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) em parceria com a Associação Cultural Cena Onze, a Associação dos Artistas Amigos da Praça e Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Sobre Fernando Grecco

Fernando Grecco formou-se em teatro pela Escola Teatro Macunaíma. É diretor da Cia. Ópera do Mendigo com a qual realizou as montagens de Belinda e a Guerra das Quengas, baseado em Lisístrata, de Aristófanes, também trabalhou nas montagens das óperas Ácis e Galatea, de Haendel; Os Peregrinos de Meka, de Gluck e O Elixir do Amor, de Donizetti. Ministrou cursos de canto na SP Escola de Teatro. Em 2009, ganhou o Prêmio de Dramaturgia da Secretaria Estadual de Cultura de SP com o projeto Vila Moscou. Em 2012, venceu o prêmio da Secretaria Estadual de Cultura de SP para gravação de disco inédito com o projeto Obi – Somos Todos Negros. Desde 1992, é integrante do Coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e