Na bagagem dos atores e técnicos do TEAF vão adereços, cenários, figurinos, instrumentos e vários outros apetrechos indispensáveis para proporcionar ao público destas cidades a oportunidade de fruição do clássico do Teatro Épico: “A Santa Joana dos Matadouros”.
Entusiasmados com o patrocínio e a possibilidade de mostrar o espetáculo também dentro do Mato Grosso, o TEAF encara o projeto como um presente de aniversário.
Além do espetáculo, o TEAF leva em sua bagagem a “oficina Tertúlia Teatral”, uma ação formativa de compartilhamento de processo, técnicas e formas de gestão entre o TEAF e os grupos, artistas e interessados pela arte teatral. Essa atividade também será realizada em todas as cidades.
Espetáculo
A encenação de A SANTA JOANA DOS MATADOUROS é feita com sete atores do grupo se revezando entre as mais de trinta personagens e permanecem em cena, todo o tempo da encenação. Os atores acompanham a narrativa realizando a ambientação sonora, tocando e cantando e operando a luz, sentados em sete cadeiras dispostas nas laterais do espaço cênico.
A peça mostra a História de uma jovem militante do movimento cristão que trabalha em prol dos pobres e oprimidos e, o seu envolvimento e da sua igreja com o universo de um empresário ambicioso que detém monopólio do gado e da carne. A História de Joana é contada em contra ponto a História da personagem Bocarra, empresário da carne que resolve sair do ramo, alegando ter sido tocado quando viu o sofrimento nos olhos de um animal sendo abatido. Ao propor para o seu sócio comprar sua parte nos negócios, esse diz aceitar, mas só compra quando ele acabar com a concorrência, o que acaba por provocar uma crise em todo o sistema de produção de carne, afetando a vida dos empresários e operários do setor, transformando a jovem em mártir da causa.
Bertolt Brecht, nesse texto, expõe de forma clara e didática como as grandes empresas determinam o funcionamento do mercado, liquidando com os concorrentes, criando seus impérios e monopolizando o mercado. Palavras e expressões como: corrupção, controle de mercado, formação de cartel, preço de mercado, crise de mercado, entre outras tão usadas na mídia atual, são demonstradas como são provocadas e utilizadas para enriquecer alguns e manter um sistema de exploração de mão de obra sempre ativo e produtivo para poucos.
SERVIÇO:
O que: Circulação TEAF
Locais e datas:
Cuiabá – 15 e 16/07
Tangará da Serra – 17 e 18/08
Lucas do Rio Verde – 19 e 20/07
Guarantã do Norte – 01e 02/08
Alta Floresta – 08 e 09/08
Patrocínio: Banco da Amazônia
Da Assessoria