Cultura

Teatro das Formas Animadas e mais opções no Cultura em Circuito

MAIEUTICA WORK IN PROGRESS

O ‘parir das ideias’ no teatro das formas animadas é a pesquisa da artista RAQUEL MUTZENBERG em seu Mestrado na UFMT.  Este estudo serviu também como argumento para  5 performances, uma delas inclusive foi apresentada em diversos espaços públicos em Mato Grosso e na Europa. Todas essas performances foram reunidas no palco numa instalação com roteiro e direção de Luiz Marchetti. Confira o ensaio aberto(work in progress) neste domingo, 18 de setembro, às 20h, no SESC ARSENAL com entrada franca.

 INFO: (65)3616 6901.

Assista o filme AQUARIUS

Está em cartaz em MATO GROSSO nos melhores cinemas o filme Aquarius, uma obra prima com SONIA BRAGA ensinando como atuar honestamente no cinema brasileiro. Um roteiro com diálogos e situações surpreendentes, sem fetiche pela pobreza nem pelo intelectualismo umbilical. Montado como um filme de suspense, logo no início você será agarrado por cenas libertárias, com sexo vivo em atuações críveis. Arrebenta todo tipo de cinema em que apenas o desfecho final conta. Aqui cada sequência desenterra uma memória nacional diante de nossa injusta luta de classe. Num apartamento de avó, com neto pelado, fralda suja, barulho de máquina de lavar vive CLARA.

Lembranças invadem o hoje ou ela consegue viajar no tempo? O filme Aquarius é um presente para todos nós, uma injeção moral de confrontamento. E tudo isso envolto numa trilha sonora impecável. Nada será igual em seu repertório após os comentários de CLARA sobre a música de Bethânia. Chame a família, insista, leve todos,  é o que temos de melhor na criatividade brasileira. O elenco com os sotaques, o aviso dos porteiros bêbados no final do filme, são detalhes que jamais sairão de sua cabeça. Vá, suba as escadas do edifício AQUARIUS, arrombe a porta trancada, atravesse a avenida beira mar e mergulhe no oceano do diretor KLEBER MENDONÇA FILHO que ele chama de aquário. Bravo!

Mario Friedlander

Está aberta a exposição de fotografias "Paisagens de Rondon” no Memorial Rondon em Mimoso (a 123 km de Cuiabá). Esta seleção fotográfica foi elaborada pelo fotógrafo Mario Friedlander e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas com entrada franca. Durante meses disciplinadamente Friedlander desbravou e repetiu alguns dos caminhos trilhados pelo Marechal Rondon, tendo como guia os trabalhos realizados pela Comissão Rondon. Se você deseja conferir as fotos, mas não pode ir ainda ao Memorial, dê uma olhada online nos links a seguir. São imagens incríveis: www.facebook.com/paisagensderondon

E o catálogo da Exposição Paisagens de Rondon está disponível no link:http://issuu.com/acenicamt/docs/catalago_rondon_web/1. A arte na sua essência deve lidar com dúvidas, aceitar e incorporar o erro em busca de outro chã, inventar e comemorar narrativas re-combinadas. A partir desta edição, até dezembro, toda semana, o CULTURA EM CIRCUITO apreentará, no GARIMPO CULTURAL, uma obra de INCERTEZA VIVA. Confira!

Bienal de São Paulo – SP

Por que todos os artistas e  arte educadores devem ir

A 32a bienal de São Paulo levanta com a exposição INCERTEZA VIVA o que todos vivemos e pouco discutimos, uns não comentam por medo de fim, outros com medo de inícios. Fui à exposição em São Paulo e gostei muito de vivenciar todas essas expressões artísticas provando que podemos desvincular a incerteza do medo. Em Mato Grosso tivemos no ano passado via a SEC-MT, a Bienal SP itinerante com obras selecionadas. Foi um evento positivo, mas nas redes sociais, nos chats e nos coletivos do mercado artístico muitos não possuem interesse em lidar com outros papéis da arte que não seja decorativo.

Em alguns grupos online dos quais participo, quando alguém levanta a importância da BIENAL DE SAO PAULO itinerante em nosso Estado, há uma falta de receptividade instantânea como uma necessidade de fragilizar o não-familiar para fortalecer nossas cristalizações. Outra característica muito predominante nas reações locais diante da bienal itinerante, que percebi, foi o medo do mercado, como se fosse possível a perda de vendas de esculturas de santos e telas coloridas, expressões fortes de nossos ateliês. Não consigo imaginar em nossa geração a queda de venda de quadros ou esculturas autorais e falo isso por mim, vejo minha sala e adoro minha cadeira confortável e as telas na parede com fotos decorativas e desenhos de amigos.

O que me impressionou na vinda da Bienal itinerante na edição anterior foi a agressividade de alguns em simplesmente: não querer aprender, em desconsiderar pesquisas, em ironizar o desconhecido e subestimar até o humor inesperado. Carecemos de humildade nisso tudo, falta o prazer das incertezas, das viagens por territórios desconhecidos, por andar em ruas de estranhos e seduções inesperadas. Nos mais obscuros guetos por onde passei em Londres e Barcelona, nos mais escondidos ateliês que frequento pelo Brasil levo sempre meu desejo de aprender e perder o chão diante da arte imprevisível.

Na Europa eu lecionei belas artes em processos criativos em que primeiramente era lidar com o medo, a atração pelo risco, pelo não familiar, do não decorativo no ato inventivo tanto na abordagem quanto nos temas e conceitos. Com entrada franca a bienal vai até 11 de dezembro com curadoria de Jochen Volz, Gabi Negcobo, Julia Rebouças, Lars Bang Larsen e Sofia Olascoaga. Compre o catálogo da 32a Bienal e leia os detalhes sobre cada obra e seu artista.

O artista DIAS-PINO me recebe em sua seleção na Bienal e comenta a necessidade de unirmos mais os artistas de Mato Grosso. No primeiro andar, logo na entrada, a curadora Julia Rebouças adianta que são muitas obras para vivenciar em apenas uma visita. As incertezas demandam tempo.

O segredo da porta fechada

Neste décimo ano de exibições do projeto audiovisual Imagens em Pauta,  há uma formidável seleção de filmes norte-americanos realizados entre as décadas de 1940 e 1950 no estilo cinematográfico noir. Na terça, 20 de setembro, será exibido o filme “O segredo da porta fechada” (1947), de Fritz Lang no CINESESC ARSENAL. Quando o casal retorna à residência da família do marido, uma sucessão de situações bizarras acontecem e a tensão instala o expectador numa locomotiva de puro suspense. Entrada franca. INFO: (65) 3616 6941

Trilhas de Cinema

 

A Orquestra Sinfônica da UFMT estará em Rondonópolis para celebrar os 40 anos do Campus UFMT na cidade com um dos concertos de maior sucesso  da temporada 2016: Trilhas de Cinema. Em Cuiabá foi um verdadeiro alvoroço a quantidade de público que tentou ver e não conseguiu porque estava sempre lotado. Não percam, será no dia 22 de setembro, às 20h, no Casario, com entrada franca.

RÁDIO AL APRESENTA SALA DE ROCK

A rádio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso completa um ano com uma programação diversificada e capaz de oxigenar outros sons para nossos dias. Estrelando Xisto Bueno e Gabriel Scardini Barros o programa Sala De Rock traz também trilhas sonoras bem legais do cinema com convidados que levantam a memória musical marcante em sua experiência audiovisual. Curta o Sala de Rock, todas as sextas-feiras, às 21h, com reprise aos domingos, às 15h. Ouça pela 89,5 FM e pela rádio http://radio.al.mt.gov.br/.

ESTILHAÇOS

O percurso de criação e pesquisa na dança do artista baiano Leonardo França resulta em espetáculo, em livro e em conversa. Na quinta, dia 15 de setembro, às 19h, Leonardo França se une à pesquisadora convidada Thereza Rocha na “Conversa Dançada”: uma palestra performativa, para mover corpo e palavras, a partir de obras dos dois autores: o próprio livro “A Brecha e o Muro”, de Leonardo França, e o recém-publicado “O que é dança contemporânea?”, de Thereza Rocha. No Salão Social do SESC Arsenal com entrada franca.

INFO: (65)3616 6901

 

CASA COR NO VG SHOPPING

O Senac/MT estará presente na CASA COR 2016 com oficinas gastronômicas encorajando o uso de ingredientes regionais. As oficinas gastronômicas serão de quinta a sábado, com jantares elaborados por chefes e instrutores de gastronomia do Senac/MT. As atividades serão abertas aos visitantes da CASA COR com duração de duas horas, com degustação no final. Vinte pessoas podem participar em cada curso, por ordem de chegada. Na entrada da CASA COR os visitantes poderão conferir o cronograma das oficinas e se inscrever. A CASA COR MT 2016 será de 16 de setembro a 30 de outubro no Várzea Grande Shopping das 14h às 22h. Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia).

INFO: www.casacormt.com.br

Curso: Princípios e fundamentos da astrologia

A astróloga psicológica MARIA EUNICE SOUZA oferece para iniciantes esse curso que visa sólida compreensão dos fundamentos da Astrologia, assim como de sua linguagem. O curso será na CASA DA LUZ CUIABÁ com formato modular e  o estudante não é obrigado a fazer todos os módulos. A carga horária de cada módulo será de 10 horas. O primeiro começa no dia 24 de setembro, os demais serão marcados posteriormente. O curso inclui apostila e gravação de todas as aulas.

INFO: (65) 98123 0880

Luiz Marchetti

About Author

Luiz Marchetti é cineasta cuiabano, mestre em design em arte midia, atuante na cultura de Mato Grosso e é careca.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e