Taxistas bloqueiam o viaduto Jacareí, no Centro de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (27), segundo a Polícia Militar. O grupo protesta contra projeto de lei que deve regulamentar aplicativos de caronas e compartilhamento de carros.
Desde as 6h30, havia manifestantes em frente à Câmara Municipal e às 12h30, outros motoristas ainda se concentravam na Praça Charles Miller antes de participar do ato.
Os motoristas devem evitar o entorno da Câmara no início da tarde. O trânsito estava congestionado e a CET realizava os desvios.
Quem saía da Avenida São Luís era desviado para as ruas Xavier de Toledo ou Consolação, já que a passagem para o Viaduto Nove de Julho estava bloqueada.
Votação
Está marcada para as 15h desta quarta a votação em segunda discussão do projeto de lei 421/2015, que pode regulamentar os aplicativos de caronas e compartilhamento de carros em São Paulo.
O texto final deve estabelecer que os motoristas da Uber e de outros aplicativos tenham de obter autorização e comprar créditos da Prefeitura para trabalhar. Dois artigos preveem pagamento de preço público para exploração de serviços.
O projeto já foi aprovado em 1ª votação em plenário em dezembro do ano passado e passou por duas audiências públicas, em que houve confusão.
Autor do projeto, o vereador Police Neto (PSD) disse que o parlamento tem a responsabilidade e talvez até obrigação de estabelecer as regras para proteger o usuário, garantir segurança, garantir que esses créditos que o Executivo ofereceu como alternativa regulem número de passageiros por carro.
O vereador Adilson Amadeu (PTB), um dos representantes dos taxistas, disse aos representantes da Uber para comparecer à Câmara neste dia 27, quando deve ocorrer a votação final do projeto, com "um time bom". " O jogo é bom, o jogo é 90 minutos. Quem vai bater o pênalti final é o taxista, porque ele tem o direito, não os senhores."
Fonte: G1