Política

Taques cria comitê contra ‘lavagem de dinheiro’, em Mato Grosso

Foto: Gcom MT

O governador Pedro Taques (PDT) irá presidir o novo Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA) que tem, entre outros, o objetivo de acabar com a lavagem de dinheiro, crimes fazendários e contra os ativos do Estado. O decreto que circulou nessa quarta-feira (25) no Diário Oficial do Estado buscará fiscalizar, identificar e propor por meio de ações administrativas ou judiciais a recuperação de ativos de titularidade do Estado, acima dos R$ 5 milhões.

O Comitê será formado pelo secretário de Estado de Segurança Pública, que será o secretário-geral, Mauro Zaque; o secretário de Estado de Fazenda, Paulo Brustolin; Procurador-Geral de Justiça, Paulo Prado; Procurador-Geral do Estado, Patryck Ayala; Delegado-Geral da Polícia Judiciária Civil e um representante do Conselho Econômico da Governadoria. 

Patryck Ayala explicou que o CIRA é um dos principais instrumentos que potencializará a arrecadação do Estado. Segundo ele, o comitê vai atuar na fiscalização dos grandes grupos e nos grandes devedores para coibir a fraudes. “Será uma força tarefa permanente e contaremos muito com a inteligência para identificar possíveis sonegações”, afirmou. 

O CIRA também irá atrás de bens e direitos obtidos ilegalmente, por meio de ações judiciais e administrativas, além daquelas que visem acautelar o patrimônio público. Também vai promover ações que resultem na responsabilização administrativa, civil e criminal dos envolvidos. 

Cabe ao CIRA, promover e incentivar a repressão aos crimes contra a ordem tributária e a lavagem de dinheiro, com especial enfoque para a recuperação de ativos. O Comitê também deverá identificar e apurar os crimes de lavagem de dinheiro e de ocultação de bens. 

O grupo vai incentivar o desenvolvimento de ações operacionais integradas entre os órgãos e instituições envolvidas, respeitado o planejamento de cada um. O comitê vai promover de forma integrada, encontros, seminários e cursos visando à valorização e aperfeiçoamento técnico de servidores dos órgãos e das instituições.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões