O surfista Ricardo dos Santos, de 24 anos, foi baleado na manhã desta segunda-feira, na praia de Guarda do Embaú, em Palhoça, Santa Catarina. As informações iniciais da Polícia Militar davam conta de que o atleta pediu para que dois homens usuários de drogas saíssem da frente da sua casa. Uma discussão teria sido iniciada, e o surfista levou três tiros entre o tórax e o abdômen por volta das 8h40. No entanto, de acordo com relatos posteriores de testemunhas, o desentendimento teria sido com um policial que estacionara o carro em cima de um cano em frente à casa de Ricardo, que está em obras. O homem, que estava acompanhado do irmão – que seria menor de idade – teria disparado contra o surfista após este pedir a retirada do veículo. O policial foi preso instantes depois, e o irmão dele, apreendido.
Gabriel Medina manda apoio: "Força, irmão"
Um dos tiros atingiu o pulmão e o rim. O catarinense foi atendido pelo Helicóptero Arcanjo e levado consciente para o Hospital Regional, em São José, dando entrada às 9h55. O estado de saúde é grave e, no momento, ele passa por uma cirurgia. Surfista da elite mundial, Adriano de Souza, o Mineirinho, está no hospital para saber mais informações do amigo. O hospital informou que não poderia passar mais informações sobre o estado de saúde de Ricardo.
"Pessoal, o Ricardinho sofreu uma violência covarde e absurda esta manhã, em frente a sua casa na Guarda do Embaú. Ele foi atendido e embarcou consciente no helicóptero que o conduziu até o hospital de São José, onde está sendo atendido. Pedimos para todos os que acompanham nosso Ricardo, que mandem boas energias, vibrações positivas e orem muito para o nosso atleta, que com tanto amor e orgulho representa o Brasil, saia logo dessa e volte com tudo para surfar ondas perfeitas, gigantes e dar seu show dentro dos melhores tubos ao redor do planeta. Fé em Deus e estamos todos com você, Ricardinho! (via equipe Surfmedia)", dizia o texto postado na conta de Ricardo no Facebook.
Não demorou muito para que outros surfistas e amigos enviassem mensagens de apoio nas redes sociais. Mineirinho, Miguel Pupo, Alejo Muniz e Renan Rocha foram alguns deles:
"Bom dia, queria pedir uma corrente de oração ao nosso atleta e grande amigo Ricardo Dos Santos. Ele esta em cirurgia nesse momento após tomar 3 tiros. Força Ricardinho, pois vc vai sair mais forte que antes!!", escreveu Mineirinho.
"Força Tortuga (@ricardosantos90 ). Que Deus esteja com vc e que tudo dê certo!!! #vamostodosrezar #deusnocomando", escreveu Miguel Pupo.
"Galera quero pedir a todos para REZAREM pelo meu irmão @ricardosantos90 hoje derem 2 (na verdade, foram 3) tiros nele, te amo irmão e vamos sair dessa logo", escreveu Alejo Muniz.
“Meu amigo @ricardosantos90 acabou de ser levado de helicóptero para o hospital após ter tomado alguns tiros na beira do rio, coloco esse post para que todos que conhecem esse nosso ídolo mentalizem a sua melhora, tudo devido a uma pequena discussão, a vida não tem mais valor…”, escreveu Renan.
O currículo de Ricardo dos Santos
Especialista em ondas pesadas e tubulares, Ricardo dos Santos surfa desde os 7 anos de idade e tem no currículo vitórias em 2011 e 2012 do Trials para o WCT de Teahuppo, que valeu vaga para a etapa do Taiti. Em 2012, o catarinense eliminou o 11 vezes campeão do mundo Kelly Slater e Taj Burrow e só parou em Mick Fanning, atual vice-mundial, terminando na quinta posição. No ano seguinte, quando brigava pelo terceiro título seguido do Trials, disputou uma onda com Jamie O´Brien e levou um soco na boca do americano. Naquele ano, Ricardo ganhou o prêmio de onda da temporada havaiana, batendo nomes como Slater e J.J. Florence.
Fonte: G1