Economia

Sucessão familiar: Programa terá turmas em Cuiabá e Sinop em 2013

O objetivo do programa é proporcionar o desenvolvimento de herdeiros, sócios e gestores a lidar com os desafios da longevidade das empresas de controle familiar.

De acordo com o analista do Senar, Eduardo Silveira, o programa terá inicio no mês de abril e serão realizadas duas turmas este ano. Uma em Cuiabá e outra em Sinop (500 km da Capital), com 30 participantes cada turma, ou 15 propriedades, sempre tendo a presença do pioneiro e do seu sucessor. "Em 2012 o programa foi realizado apenas em Cuiabá, mas devido a pujança do agronegócio da região norte, este ano, vamos promover o curso também em Sinop", explicou.

A coordenadora de Educação Profissional Rural do Senar, Juliana Mardegan, lembra que ao final do programa em 2012 foi solicitado que os participantes avaliassem o Sucessão Familiar e o resultado foi muito positivo. "Os participantes apresentaram nível de satisfação de 93% em relação ao programa", disse ao revelar que isso demonstra que o conteúdo apresentado realmente atende às necessidades da atual empresa familiar de Mato Grosso.

Eduardo Silveira revela que a formação de turmas está a cargo dos parceiros como a Famato, Associação de Produtores de Soja (Aprosoja) e Associação Mato-grossense de Algodão (Ampa). O Sucessão Familiar é sem custo para os participantes, tem 64 horas de carga horária e continua sendo ministrado em seis módulos. Em 2013 os encontros ocorrerão primeiro em Sinop e depois em Cuiabá, sempre na mesma semana. "O início está programado para o dia 10 e 11 de abril em Sinop e 12 e 13, em Cuiabá", destacou Silveira se referindo ao Módulo "Governança e Sucessão Corporativa: Conceitos e Aplicações nas Empresas Familiares", ministrado por Luiz Marcatti.

Os outros módulos programados são: Processo Sucessório: Abordagem Comportamental, com Josenice Blumenthal; Estratégia: Conceitos e Aplicações em Empresas Familiares do Agronegócio, com Tiago Fischer Ferreira; Governança e Sucessão em Empresas Familiares: Aspectos Legais, com Gustavo Passareli; Planejamento Tributário e Contábil: Desafios da Empresa, com Ricardo Velloso; e Finanças: Avaliação e Crescimento do Negócio Familiar, com Uriel Rotta.

Fonte: Aprosoja  | Ascom Senar

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26