Economia

SOUL: “sucesso é uma construção”

 
À frente da SOUL Propaganda, em Cuiabá, Álvaro de Carvalho conhece as pedras de um caminho percorrido sozinho, vindo de outro Estado, para fincar em Mato Grosso a bandeira da publicidade no mercado da comunicação. Nascido no Rio de Janeiro, o jovem empresário afirma que no fim dos anos 1990 estava em dúvida sobre qual local poderia oferecer mais oportunidades para alguém que “sempre gostou de desenhar e escrever”, como lembra. 
 
No final, acabou escolhendo o cerrado mato-grossense como pano do fundo para o início da sua trajetória no mercado publicitário brasileiro.
 
Foto: André Romeu  Foto: André Romeu Foto: André Romeu
 
“Estava entre Mato Grosso e Tocantins, que eram dois Estados que mais ofereciam oportunidades. Por fim escolhi Cuiabá para estudar na UFMT, em 1999. Passei em primeiro lugar no curso de Publicidade”, diz ele.
 
Quem entra hoje no QG da SOUL Propaganda, no Bairro Duque de Caxias, pode até ter a impressão de que a estrutura atual, de 29 funcionários, e os espaços internos, decorados de forma a tornar o ambiente confortável e esteticamente atraente, sempre esteve disponível, desconsiderando um início com base em muita luta, persistência e “paciência”, como destaca Álvaro. Antes de atender três das maiores empresas não só de Mato Grosso como também em Rondônia, o início foi humilde.
 
“Eu comia baguncinha em troca de folhetos que eu distribuía do dono da barraquinha no bairro Terra Nova. Eu fazia a propaganda do cara e ele me pagava em lanches”, conta ele.
 
Contando com clientes como grupo Amaggi, Land Rover, Grupo Caramori, Grupo São Bernardo e tantos outros, Álvaro afirma que a gestão profissional de uma marca e o atendimento adequado das expectativas de um cliente vão além da elaboração de peças publicitárias e que a ênfase dada a ferramentas, em detrimento da formação e do conceito da comunicação nos profissionais, tem feito com que haja um “déficit criativo” nas pessoas que atuam nesse segmento. 
 
“Nos últimos tempos, percebemos que especialistas em ferramentas e não pessoas que dominem a língua, a base da comunicação, têm aparecido cada vez mais no mercado”, analisa ele.
 
Sentado no sofá que foi a primeira aquisição da empresa, anos atrás, e que hoje decora a entrada da SOUL Propaganda, o publicitário e empreendedor dá dicas para os iniciantes. “Tenham paciência e trabalhem muito. O sucesso é uma construção”.    
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26