Aberto desde a madrugada desta terça-feira (24), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) recebeu 773.341 inscritos até as 13h, segundo o Ministério da Educação (MEC). No total, foram contabilizadas 1.483.554 inscrições, já que cada candidato pode escolher até duas opções de curso.
Pela manhã, candidatos que fizeram a segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em dezembro, reclamaram nas redes sociais que não estavam conseguindo concluir as inscrições. Em outros casos, estudantes relataram que, após conseguir acesso, opções de curso não eram exibidas.
Procurado pelo G1, o MEC enviou um comunicado afirmando que que as dificuldades relatadas por alguns candidatos que fizeram qualquer edição do exame "estão sendo sanadas". O MEC admitiu também que 700 candidatos estavam com notas na base de dados da primeira e segunda aplicação do Enem, porém estas "inconsistências já foram corrigidas" (veja a íntegra do comunicado abaixo).
Na tarde desta terça-feira, o MEC também usou seu perfil no Twitter para explicar as dificuldades que estudantes estão tendo. De acordo com o ministério, pelo menos 100 mil estudantes trocaram suas senhas de acesso ao Sisu, e isso impediu temporariamento o acesso deles ao site.
Dos 6.067.152 participantes do Enem, 880.962 eram treineiros e 140.294 receberam nota zero na redação e não poderão disputar vagas pelo Sisu.
Segundo a recomendação do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), se o candidato tiver dificuldades para fazer a inscrição, deve ligar para o 0800-616161.
O Sisu é utilizado para distribuir vagas de graduação em universidades federais e estaduais públicas, por meio das notas do Enem. Nesta edição são oferecidas 238.397 vagas em 131 instituições de ensino superior. As inscrições ficarão abertas até sexta-feira, dia 27, para que os estudantes selecionem até duas opções de cursos para pleitear uma vaga.
Desde o dia 18 de janeiro, o acesso às notas do Enem foi liberado, mas 20 mil candidatos – a maioria da segunda aplicação do Enem – não conseguiram visualizar de imediato as notas no sistema. O Inep admitiu a falha e liberou os resultados com atraso para este grupo de estudantes.
Confira a íntegra da nota do Ministério da Educação:
1. As inscrições para o SISU estão abertas desde hoje, 24/01, até as 23h59 da próxima sexta-feira, 27/01;
2. Os candidatos podem se inscrever a qualquer momento dentro desse período;
3. O único critério para a aprovação é a nota do ENEM;
4. Até as 13hs, o sistema recebeu 773.341 inscritos e 1.483.554 inscrições. Vale lembrar que cada candidato pode escolher até duas opções de curso;
5. De acordo com o edital do SISU, o sistema de seleção é acessível aos candidatos que concluíram o Ensino Médio e prestaram o ENEM tendo obtido nota maior que zero na redação. Dos 6.067.152 que fizeram o ENEM, 880.962 participantes realizaram o exame apenas para autoavaliação (“treineiros”) e 140.294 receberam nota zero na redação. Esses participantes não estão incluídos na base de dados do SISU;
6. Foram identificados cerca de 700 candidatos cujas notas na base de dados do ENEM registravam participação na primeira e também na segunda aplicação do exame. Essas inconsistências já foram corrigidas;
7. Dificuldades de acesso relatadas por alguns candidatos, que prestaram o ENEM em qualquer uma das aplicações, estão sendo sanadas;
8. Foram registradas hoje, até o momento, pelo menos 100 mil mudanças de senha na base do INEP, o que impede o acesso ao SISU temporariamente.
9. O MEC, juntamente com o INEP, continua trabalhando para identificar qualquer outra inconsistência e resolve-la com a máxima brevidade, assegurando que não haverá prejuízo a nenhum candidato;
10. Os canais de acesso do MEC e do INEP estão prontos para receber qualquer comunicação relativa ao SISU por meio do número 0800 616161 ou pela ouvidoria do MEC.
Fonte: G1