Economia

SINOP terá a maior usina de etanol de milho do Brasil

O governador Pedro Taques, os diretores-executivo José Odvar Lopes e Rafael Ranzolin e o diretor-presidente de uma multinacional reuniram-se  nesta sexta-feira (3) para debaterem a construção da maior usina de etanol de milho do Brasil. Com investimentos de R$ 500 milhões, a planta será  em Sinop e as obras devem começar a partir de janeiro de 2018.

A usina será responsável pela geração de dois mil empregos diretos na execução das obras e mais de três mil entre empregos diretos e indiretos com o início das atividades, em julho de 2019. O empreendimento é projetado para moer 1 milhão de toneladas de milho por ano.

Para convencer os empresários a investir no Estado, o governo do Estado recorreu a programa de incentivos à instalação de indústrias. O secretário estadual de Desenvolvimento, Carlos Avalone, expôs que haverá a redução de 25% do ICMS para 7%. Isso torna esta indústria competitiva em relação às indústrias dos outros estados. O secretário de Meio Ambiente Carlos Fávaro também afirmou que irá "lidar" com as questões das licenças ambientais do empreendimento.

O etanol do milho já trouxe o presidente Michel Temer ao Mato Grosso. Em agosto deste ano, o presidente visitou com o governador Pedro Taques a inauguração da planta da FS bioenergia, também em Sinop. O minstro da agricultura Blairo Maggi também integrou a comitiva presidencial. 

Entre o meio ambiente o agrobusiness

Hoje, o governador Pedro Taques (PSDB) embarcou em uma viagem internacional a dois países. Primeiro a comitiva vai à China apresentar projetos de infraestrutura e sustentabilidade no setor de agronegócio, visando parcerias, expansão do mercado e atração de investimentos para o Estado.

Na Alemanha, Taques e o vice-governador, Carlos Fávaro, vão participar da COP23 e assinar um acordo para receber 17 milhões de euros para investir no Estado. Além disso, no evento internacional o governador também vai apresentar um balanço das ações de sustentabilidade desenvolvidas em Mato Grosso. 

De acordo com Taques, na China o objetivo principal é promover o Estado e buscar parcerias nos setores de infraestrutura e logística, educação, inovação tecnológica, agroindústria, indústria têxtil, mineração, turismo e energia renovável (energia solar).

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26