Cidades

Simpósio regional debate enfrentamento ao tráfico de pessoas

O Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Cetrap), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT), realiza até esta sexta-feira (18) o 1º Simpósio Regional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e o 7º Encontro da Comissão Interestadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes da Região Centro-Oeste (Circo), com a finalidade de estabelecer uma agenda conjunta de trabalho.

O encontro, que ocorre no Hotel Fazenda Mato Grosso e conta com a participação de delegações dos entes federativos participantes, visa estabelecer uma rede de atenção às vítimas, bem como buscar o fortalecimento das ações de prevenção e enfrentamento as violações de direitos.

Os temas Trabalho infantil e Trabalho Escravo e as suas conexões com tráfico, Ações integradas de prevenção e enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Migração, Refúgio e Tráfico de Pessoas também serão levados a conhecimento dos envolvidos.

No dia 17 de novembro, no auditório do hotel, discussões acerca das Considerações sobre a Aplicação das Penas em Casos de Tráfico, Reparação Civil da vítima de Tráfico de Pessoas e Orientações para as Oficinas Temáticas completam a programação.

O evento será encerrado no dia 18, com a continuidade das oficinas temáticas, a realização do VII Encontro da Comissão Interestadual de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes da Região Centro-Oeste e a apresentação do resultado das oficinas temáticas, bem como apresentação e aprovação da Agenda Conjunta da Região Centro-Oeste.

“Primeiro nos reunimos para articular com as coordenações dos Comitês e Comissões Estaduais de Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e Distrito Federal (DF), a organização do simpósio; esse trabalho contou com o apoio da Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae-MT), do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso (Cedca-MT) e do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes de Mato Grosso, além do auxílio de secretarias estaduais e organizações afins”; explica o adjunto de Direitos Humanos da Sejudh, Zilbo Bertoli Júnior.

Dentre os participantes estão representantes dos municípios de Mato Grosso, que atuam com a temática; representantes de comitês regionais ou municipais e de comitês e secretarias estaduais afins, além de órgãos federais. Representantes de organizações que atuam com a temática em MS, GO e DF também participam do evento.

“O Cetrap é um espaço de articulação e mobilização da sociedade, com a finalidade de prevenir e enfrentar o tráfico de pessoas para tráfico de pessoas para fins de exploração sexual, trabalho escravo, trabalho infantil, trabalho doméstico, adoção ilegal e remoção de órgãos, composto por representantes organizações da sociedade civil, Poder Público Estadual e Federal”, diz a coordenadora do órgão, Dulce Regina Amorim. 

Da Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.