Alguns pets possuem hábitos considerados inusitados por nós humanos, e por mais que pareça irrelevante, muitas destas práticas são causadas por uma série de fatores, sejam médicos ou psicológicos. Um exemplo disso é o fato de alguns bichanos costumarem correr incansavelmente por absolutamente nada. Essa conduta, que geralmente é causada pelo ócio, pode ser combatida com uma bela rotina de atividades físicas.
Ver um cãozinho rasgando um rolo de papel higiênico é bem comum. E para quem acredita que ele apenas quer chamar a atenção, é melhor rever as concepções e procurar saber mais sobre o assunto, especialmente se o peludo gosta de comer o produto.
O que todos devem ter em mente é que provavelmente nenhum cachorro é “apaixonado” por comer papel higiênico. Isso quer dizer que existem alguns motivos associados ao dia a dia e os pais devem buscar algumas soluções para sanar este problema.
Por que cachorros adoram papel higiênico?
Bom, não existe um motivo exato. Muitos acreditam ser um problema comportamental ligado ao estresse, ansiedade ou simplesmente pelo ócio. Jade Petronilho, Coordenadora de Conteúdo da Petlove e Comportamentalista Veterinária, diz que este pode ser um fator ligado à atratividade. “Alguns filhotes podem ver no papel higiênico um atrativo, especialmente quando ele está pendurado e pode ser puxado. É bem comum que gatos também usem o rolo para brincar desta forma, porém, quando falamos do papel higiênico já no cesto de lixo, os gatos costumam ter repulsa, mas alguns cachorros podem se sentir atraídos pelo fato de ali sentirem odores ainda mais intensos de seus tutores e de visitas da casa”, disse.
Segundo Jade Petronilho, essa tal atratividade que os cães sentem por papéis já usados e descartados no lixo pode estar relacionado aos antepassados da espécie. “Algumas vertentes defendem que os lobos, quando se aproximaram dos humanos, tinham como vantagem o fato de comer nossas fezes e, assim, manter mais limpos os locais onde nossos antepassados viviam. Então, se levarmos isso em consideração, podemos também atribuir essa atração pelo papel higiênico a essa questão. Podemos até comparar o ato de comer o papel sujo com a coprofagia (hábito de comer fezes) que alguns cachorros apresentam”, afirmou.
Seu cachorro gosta de papel higiênico? Proíba!
Quem tem um cãozinho em casa que adora comer papel higiênico, seja do lixo ou do próprio rolo, precisa estar ciente de todas as complicações que essa ingestão pode causar no organismo dele. A Coordenadora de Conteúdo da Petlove alerta que a ingestão desse produto pode trazer sérios problemas. “O organismo deles não está preparado para digerir o papel. Não é raro que vejamos pedaços inteiros de papel higiênico nas fezes desses cães, deixando o cocô até mais leve e mais claro. Mas o perigo maior está na possibilidade de ocorrer uma obstrução intestinal, que pode colocar a vida do pet em risco”, alertou.
Papéis ou toalhas higiênicas podem se alojar no intestino dos cães, sendo necessário, em alguns dos casos, realizar uma cirurgia para a retirá-los. Em circunstâncias mais habituais, ocorre falta de apetite, vômitos, azia,regurgitação, dor abdominal e prisão de ventre.
Meu cachorro vive roubando papel higiênico do lixo, o que posso fazer?
Nestes casos, é preciso promover algum tipo de interatividade ao peludo. De acordo Jade, oferecer brinquedos interativos, realizar atividades físicas regulares e garantir que o pet esteja satisfeito como espécie é fundamental para evitar qualquer tipo de comportamento indesejado. Na natureza, cheirar as fezes de outros seres seria completamente normal para ele, então, às vezes, é difícil que ele entenda porque ficamos tão bravos quando chegam perto do cesto de lixo.
Modos de prevenção
“Meu cachorro nunca rasgou ou comeu papel higiênico, mas quero evitar problemas futuros com esse tipo de comportamento”. Bom, uma das estratégias mais efetivas para evitar que um cãozinho “conheça o gosto” de um papel é desviar sua atenção quando ele vai chegar perto do lixo o atraindo para o que é permitido,mas como nem sempre os pais estão por perto, o mais efetivo, segundo Jade Petronilho, é não deixar o cesto ao alcance dos pets no intuito de evitar complicações.
Vale destacar que a prevenção é sempre o melhor caminho. Seu pet ingeriu papel higiênico e apresentou um comportamento inabitual? Leve-o até um médico veterinário de confiança para uma avaliação.