Com a chegada do outono e a queda nas temperaturas é preciso redobrar a atenção para que o seu peludinho não pegue uma gripe ou resfriado, pois assim como nós, os cachorros também sofrem com essas doenças.
A condição viral que acomete os cães pertence à família da Parainfluenza (embora também possa ser devido ao Adenovírus canino) e causa problemas nas vias respiratórias, provoca inflamações, irritação e lesões na mucosa que cobrem estas vias. Cachorros braquicefálicos como Lhasa Apso, Bulldog Francês, Pug e Shih Tzu merecem ainda mais cuidados, pois têm o focinho achatado e são mais suscetíveis às doenças respiratórias.
Curioso é que uma das melhores maneiras de prevenir uma gripe ou resfriado em seu pet já está sendo imposta pelo novo coronavírus humano – isso porque nesse período de quarenta e circulação reduzida, o seu bichano evita o contato com outros animais e diminui a chance de ficar doente.
“Os cachorros acabam sendo infectados principalmente em contato com animais doentes em passeios, creches, canis, petshops, entre outros”, conta Lissabele Helena Maluf, Médica Veterinária Clínica de Pequenos Animais.
A gripe (ou tosse dos canis) é causada por vírus e bactérias que se propagam entre os caninos da mesma forma que a gripe humana, pelo ar. Assim, os cachorrinhos podem ficar gripados se ficarem no mesmo ambiente que outros animais doentes. Daí também que vem o nome popular “tosse dos canis”, já que o canil é um lugar fechado com vários animais juntos, sendo um ambiente muito propício para a gripe se espalhar.
É bom lembrar que a gripe dos cachorros não atinge a nós, seres humanos, assim como “nossa” gripe não é contagiosa para os cães.
Filhotes e idosos merecem atenção especial
O casaco natural que o cachorro possui por vezes não é suficiente para mantê-lo aquecido, principalmente aqueles que têm pelos mais curtos.
Quem tem filhotes e cães idosos em casa precisa oferecer uma proteção extra para que eles consigam manter o corpo em uma temperatura ideal e não sofrer com o frio. Por isso, é sempre bom ter em casa roupas confortáveis e uma boa caminha pra contribuir com a saúde do seu bichano.
Além disso, se seu cachorrinho já tiver alguma complicação de saúde, uma simples gripe pode ser muito perigosa, por isso quanto antes começar a tratá-lo, melhor! Ah, em nenhuma hipótese considere deixar o animal sozinho exposto a aquecedores e lareiras, pois há um enorme risco para a vida do pet.