Economia

Sesp e Aprosoja assinam acordo para combate a roubo na zona rural

A Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) firmaram nesta quarta-feira (8) um termo de compromisso para integração de forças de segurança e a comunidade rural para evitar prejuízos no setor  com roubos e assaltos em áreas de produção agropecuária. Será implantado suporte tecnológico e de serviço de inteligência policial para o monitoramento das atividades rurais e combate à criminalidade.

Mais de cinco mil produtores rurais terão reforço no sistema de segurança e repressão ao crime ao longo de todos os ciclos de produção.

 “Esse termo de cooperação é histórico. Estamos interagindo e envolvendo com a comunidade rural. Este trabalho visa reduzir o número de roubos e furtos de defensivos agrícolas e também todo o transporte e alimento que são produzidos aqui no estado”, disse o secretário Roger Jarbas.

Disse ainda que o objetivo do acordo é identificar quadrilhas e organizações criminosas que atuam em roubo de defensivos agrícolas e também apontar e responsabilizar criminalmente os receptadores dos produtos de roubos.

Segundo a Sesp, de janeiro a novembro de 2016 foram registrados 187 roubos em propriedades rurais, número 16% maior que o registrado em 2015, que somou 161 ocorrências.

O furto de animais bovinos, equinos, ovinos, caprinos e suínos também é um crime praticado em Mato Grosso. De janeiro a agosto de 2016, foram registrados 246 casos. Já em 2015, de janeiro a dezembro, foram 347 furtos.

Dentre as ações a serem desenvolvidas pela Sesp, estão: rastrear e monitorar as informações, realizar análise criminal nas Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps), para consolidar os índices de criminalidade nas propriedades rurais e desarticular, por meio de investigações policiais, a atuação de associações e organizações criminosas voltadas às práticas de crimes patrimoniais nas propriedades.

Em contrapartida, a Aprosoja vai designar equipe técnica para discutir permanentemente estratégias e medidas para prevenir a ocorrência de furtos e roubos nas propriedades, criar ferramentas de rastreamento de defensivos e equipamentos e gerar e distribuir selos de identificação de propriedades, entre outras ações.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26