Economia

Servidores públicos não terão mais desconto na folha de pagamento

O Governo do Estado de Mato Grosso anunciou nesta quarta-feira (14) que deixará de fazer o desconto automático do pagamento sindical aos servidores públicos.

De acordo com o Governo, o servidor poderá optar por fazer a contribuição se quiser permanecer com os pagamentos. Porém precisará informar à Secretária de Estado de Gestão (Seges) até o dia 16 de março autorizado a cobrança dos valores em sua folha de pagamento.

Para solicitar a cobrança é necessário preencher o requerimento padrão disponível no site da Seges e protocolar o documento na Seges dentro do prazo, antes do fechamento da folha salarial de março.

As mudanças apresentadas, atende ao parecer Nº44/SUBADM/2018 da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que concluiu, com base nas mudanças da Reforma Trabalhista prevista na Lei 13.467/2017 aprovada ano passado, que o poder Executivo só pode efetuar os descontos após autorização expressa do servidor.

A contribuição compulsória para os sindicatos era feita uma vez ao ano, obrigatoriamente, de valor equivalente a um dia de trabalho. Esse débito era feito na folha do mês de março. O desconto das contribuições mensais aos sindicatos mediantes filiação permanecem sendo realizados e repassados às entidades sindicais.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26