Nacional

Servidores municipais iniciam paralisação de 48 horas em Teresina

Foto: reprodução

Por G1

Servidores municipais de Teresina iniciaram nesta quarta-feira (24) uma greve geral de 48h em reivindicação ao reajuste salarial, retroativo de mudança de nível e a falta de repasse aos professores da capital do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Durante a manhã, servidores se concentraram no Teatro de Arena, Centro da capital, em uma assembleia geral.

Segundo Sinésio Soares, presidente do Sindserm, o movimento tem adesão de todas as categorias como agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, educação, saúde, administrativos e Instituto de Previdência do Municipio de Teresina (IPMT). Hospitais e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência estão funcionando com 30% dos profissionais.

"Estamos com uma perda salarial de 43% e não tem uma proposta na Câmara com relação a isso. A decisão de retroativo de mudança de nível foi aprovada há 15 anos e deve beneficiar 3 mil servidores ativos e inativos, mas até hoje a prefeitura não pagou. O Fundef, que é direito dos professores, não foi repassado ", declarou Sinésio.

O representante da categoria também lembrou do sucateamento do Samu, que não teve regulamentação do condutor de ambulância e os 10 veículos prometidos pela Fundação Municipal de Saúde nunca foram entregues.

Anselmo Pinheiro, motorista do Samu, relatou que o serviço continua com os mesmos problemas e que a categoria quer ambulância para executar o atendimento à população com dignidade. Segundo ele, muitos veículos quebram antes de chegar ao hospital com o paciente.

"Estamos circulando com apenas três ambulâncias, que demora de 1h até 1h30 para ir socorrer alguém. As pessoas estão morrendo com este descaso. Se um veículo quebrar, não temos uma oficina de plantão", comentou Anselmo.

Em nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que está trabalhando para renovar a frota do Samu e para isso já comprou cinco novas ambulâncias que devem ser entregues até junho. A FMS disse também que conseguiu junto ao Ministério da Saúde a compra de mais cinco ambulâncias.

"Com os 10 novos carros a frota do Samu será renovada. Hoje o serviço conta com 11 ambulâncias, sendo 11de suporte básico e três avançadas. A FMS também está adequando os pontos de apoio das ambulância e locais de repouso dos funcionários,de acordo com as novas orientações do Ministério da Saúde", diz ainda a nota.

Sobre a paralisação dos servidores municipais, a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema), destaca que já se reuniu com representantes do Sindserm em duas ocasiões, uma no mês de março e outra em abril. As demandas da categoria foram ouvidas e alguns das reivindicações apresentadas já foram atendidas.

A respeito do reajuste salarial para a categoria, o secretário de Administração e Recursos Humanos, Manoel de Moura Neto, disse que o momento é de cautela, pois a Prefeitura está tentando manter a saúde financeira dos cofres públicos para continuar honrando com seus compromissos em dia, tanto com os próprios servidores como com relação aos serviços prestados à população. Diante deste cenário, desde o final do ano passado, a administração vem tomando uma série de medidas de redução de despesas.

"Estamos estudando as demandas e a capacidade operacional e financeira do município para responder às demais solicitações da categoria. Vivemos um cenário econômico delicado e que exige cautela antes de se tomar qualquer decisão que venha a interferir no cumprimento dos compromissos da Prefeitura para com os próprios servidores ou nos serviços prestados à população", ponderou o secretário.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus