O setor serviços em Mato Grosso voltou a cair em abril, apresentando recuo de 0,5% na comparação com igual mês do ano passado. Balanço divulgado hoje (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que as atividades de reparos domésticos e de terceirização, que sustentaram resultado positivo até fevereiro, puxando novamente a média estadual para baixo.
Fevereiro foi o último mês com bom resultado, de 9,5%, para o setor na análise com os dados do mês do ano passado; em março, houve recuo de 3,8%. No acumulado do ano, no entanto, a média continua positiva (4,6%) e também extensão dos últimos 12 meses (2,9%).
A Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo em Mato Grosso (Fecomércio-MT), afirma que os bons resultados do primeiro bimestre ocorreram devido ao reajuste dos gastos domésticos para evitar endividamentos. As famílias preferiram fazer pequenos reparos dentro de casa – em setores elétricos e de encanamento, por exemplo- a colocar em andamento reformas grandes. Outros serviços domésticos como – limpeza diária e lavagem de roupa – também foram modificados para serviços de diaristas no lugar de doméstica fixa ou para terceirização.
Contudo, a média da receita nominal cresceu 5,5% em abril, a segunda melhor no ano. Ficou atrás de fevereiro, cuja variação foi de 17,3%. A receita também segue com resultados expressivos no acumulado do ano (janeiro e abril) de 11,6% e no acumulado de 12 meses (abril de 2015 e abril de 2016) de 10,8%.