Os serviços de energia elétrica lideram o ranking de reclamações do Procon-MT em fevereiro. A categoria somou 328 protocolos do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e ficou primeiro lugar de insatisfação no setor de serviços essenciais.
Em fevereiro deste ano, houve registro de 2.217 atendimentos do Procon em Mato Grosso. Pelo Sindec, foram 1.473 registros e no serviço online foram 744 reclamações, aponta levantamento divulgado nesta quinta-feira (2) pelo órgão.
No Sindec, o campeão de reclamações foi o setor “serviços essenciais”, com 724 registros. Além dos 328 atendimentos relacionados à energia elétrica, foram registradas 182 reclamações para a categoria “água e esgoto” e 146 para “telefonia celular”.
Os serviços relacionados assuntos Financeiros aparecem como o segundo setor mais insatisfação, com 268 reclamações: 104 relacionadas a banco comercial, 42 a cartão de crédito e 40 a cartão de loja.
Os “serviços privados” ocupa o terceiro lugar do ranking, com 216 atendimentos, sendo 44 para as categorias TV por assinatura e escola (pré-série, 1º, 2º graus e superior), que estão empatadas; 28 para estabelecimento comercial (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc.) e 14 para serviços telefônicos especiais.
Já a área “produtos”, com 180 registros, está na quarta posição, registrando 38 procedimentos para a categoria telefone (convencional, celular, interfone, etc.), nove para “móveis para quarto” e oito para “artigo de leitura” (formal, jornal, revista, folheto, livro, etc.).
A área saúde aparece em quinto lugar, com 49 reclamações, seguida da de alimentos, que teve 23 registros. A última posição do ranking presencial é ocupada pela categoria “habitação”, com 13 reclamações.
Atendimento online
O Procon registrou 744 reclamações em Mato Grosso por meio da plataforma consumidor.gov.br. A área “telecomunicações” foi a mais demandada, com 382 registros. Em segundo lugar estão os “serviços financeiros”, com 187 reclamações; e em terceiro “produtos de telefonia e informática”, com 98.
Na quarta posição da plataforma, estão empatadas as categorias “produtos eletrodomésticos e eletrônicos” e “demais produtos”, com 23 registros cada. Em quinto lugar, aparece a categoria “transportes”, com 11 reclamações; na sexta posição ficaram “demais serviços”, com sete reclamações; e em sétimo a área “Turismo/Viagens”, que teve seis registros.
A área “saúde” ocupa o oitavo lugar no ranking de reclamações online, com cinco registros e, em nono, está a categoria “água, energia e gás”, com dois registros. “educação”, “habitação” e “alimentos” não tiveram reclamações em fevereiro.