Cultura

Série semanal de lives traz reflexões para o Dia Internacional da Juventude

Celebrado anualmente em 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude é a inspiração para o tema da programação online do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT). Na série de lives semanais, o equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) convida representantes e pesquisadores sociais para refletir sobre os jovens e seu papel diante da pandemia, patrimônio, democracia e direitos. 

As transmissões ocorrem às 19h, nas redes sociais do Museu de Arte Sacra. O quadro Você Sabia? Contos da Minha Cidade complementam a programação.

Quinta-feira (13.08): Juventude e pandemia

O estudante universitário e conselheiro estadual de educação, Daniel Vitor Pereira, vai falar sobre a situação atual da juventude mato-grossense em meio à pandemia, e dos reflexos nas áreas  de educação, cultura e espaços de vivências. 

Sexta-feira (14.08): Juventude e patrimônio cultural – uma discussão a partir do grafismo urbano

Durante a live, a doutora em sociologia, Joyce Louback, vai discutir  como os jovens assumem o protagonismo na discussão sobre o direito à cidade, a partir da prática do grafismo urbano e de noções de patrimônio cultural. Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Joyce conversará também sobre como o Estado dialoga com a escrita urbana, que ora é considerada legítima, ora clandestina.

Sábado (15.08): Juventude e democracia

Pedro Henrique Ferreira Marques, advogado, professor e presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/MT, trata da necessidade de defesa da Constituição e da Democracia pela juventude. Para o convidado, ma sociedade engajada na luta pela democracia avança no sentido oposto ao totalitarismo e à desigualdade social.

Curso de Extensão

Embora com atendimento suspenso ao público, o Museu de Arte Sacra tem utilizado várias ferramentas para levar à população a importância da preservação da sua memória e bens culturais. Sua mais recente ação é a oferta do curso de extensão de Educação Patrimonial e Novas Tecnologias, na modalidade Ensino à Distância (EAD).   

O curso visa promover a capacitação de agentes para a identificação, preservação e divulgação do patrimônio cultural de Mato Grosso com o desenvolvimento de projetos em um ambiente mediado pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC). 

Com carga horária de 60 horas e certificação emitida pela Universidade Federal de Mato Grosso, a capacitação já está com inscrições encerradas devido ao preenchimento das 100 vagas disponíveis.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e