Cidades

Semob cria bolsões para motocicletas em avenidas no centro

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá está incluindo na revitalização da sinalização horizontal das avenidas Tenente Coronel Duarte (Prainha) e Historiador Rubens de Mendonça (do CPA) a implantação de bolsões exclusivos junto aos semáforos para motocicletas. O local é indicado para os condutores posicionarem suas motos à frente dos automóveis e abrange uma faixa de quatro metros que antecede a faixa dos pedestres.

Até agora já foram criados quatro bolsões, nas esquinas da Prainha com a Generoso Ponce; com a Getúlio Vagas, e com as ruas Campo Grande e Voluntários da Pátria, inicialmente no sentido bairro-centro. O planejamento da Semob inclui a instalação de 18 destes espaços (nos dois lados da avenida) entre as esquinas da Prainha com a Dom Aquino e da Avenida do CPA com a Vereador Juliano da Costa Marques (Ipróximo ao Shopping Pantanal).

Dados do Painel da Mobilidade da Semob indicam que a frota de motocicletas registrada em Cuiabá chega a 107.346. E os riscos de acidentes crescem, na medida em que 15 mil veículos trafegam diariamente pela Avenida do CPA, conforme contagem dos radares.  A avenida é uma das principais artérias da cidade, pois liga a região da Grande Morada da Serra ao centro e a Várzea Grande, passando pela Avenida XV de Novembro.

De acordo com o secretário Thiago França, estudos realizados por especialistas de trânsito mostram que a criação destes espaços próprios para os motociclistas reduz o número de acidentes e a morte de condutores, principalmente durante a arrancada dos veículos na hora em que o semáforo fica verde.

“É um projeto feito pela Engenharia da Semob com base na análise de indicadores de segurança de tráfego dos especialistas. Os estudos estão em vários trabalhos acadêmicos e já foram colocados em prática em grandes capitais, como São Paulo e Belo Horizonte”, explicou o secretário.

Nova faixa de ônibus

Dentro da proposta de revitalização da infraestrutura urbana, também está prevista a expansão dos corredores exclusivos para os ônibus, com uma nova faixa que será criada na avenida do CPA. Atualmente, existem faixas exclusivas na Isaac Póvoas com término na Generoso Ponce com a Prainha; na Avenida Getúlio Vargas entre a Praça Alencastro e a Estevão de Mendonça; e na Prainha entre a Praça Maria Taquara e a Avenida Getúlio Vargas, que somam quatro quilômetros.

A nova faixa de ônibus será implantada nos dois sentidos da Avenida do CPA entre as Avenidas Mato Grosso e a Vereador Juliano Costa Marques (Próximo ao Shopping Pantanal) e terá seis quilômetros de extensão. França avalia que a criação de mais uma faixa exclusiva para a circulação de ônibus repercute positivamente, pois melhora as condições de operação de transporte, já que eleva a velocidade média dos ônibus, passando de 13 km/h para 24 km por hora. “Melhora a frequência, os usuários ficam menos tempo no ponto e disciplina melhor o trânsito, porque o ônibus fica só na sua canaleta”, afirmou.

De acordo com a secretária-adjunta da Semob, Anna Regina Feuerharmel, para dar maior visibilidade e delimitar melhor a faixa exclusiva por onde trafegam os ônibus, a largura das faixas pintadas está sendo ampliada e isso já pode ser observado no trecho entre a Praça Maria Taquara e a Avenida Mato Grosso. “A largura, que variava de 10cm, de 15cm a até de 20cm. (Com Assessoria) 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.