Economia

Semana Estadual da Agricultura Familiar

 
A proposta é conscientizar os produtores rurais, prefeituras, formuladores de política e a sociedade, a respeito da importância econômica e social da agricultura familiar e da necessidade de seu fortalecimento.
 
De acordo com a Lei de José Domingos, fica estipulado o dia 22 de janeiro como data oficial para inicio as devidas comemorações. A data faz referência ao aniversário de nascimento do senador Jonas Pinheiro da Silva, em Santo Antônio do Leverger, no ano de 1941. Durante a semana da data de 22 de janeiro, fica estabelecida a “Semana Estadual da Agricultura Familiar Senador Jonas Pinheiro”. Para o deputado, essa é a forma justa de homenagear o senador que lutou tanto pelo fortalecimento de todos os setores da agricultura, sobretudo da agricultura familiar.
 
O objetivo da Lei Nº 9.959, é que durante a “Semana Estadual da Agricultura Familiar Senador Jonas Pinheiro”, o poder público, estadual e municipal, promova workshops, palestras e programas de conscientização, eventos culturais e campanhas de esclarecimento da importância desse segmento, com ampla discussão a respeito da sustentabilidade econômica e ambiental das propriedades.
 
Os eventos devem abordar temas como  agroecologia, organização da produção agro familiar, da capacitação do pequeno produtor, dos programas de financiamento e linhas de crédito específicas para o setor e perspectivas de mercado para os produtores, entre outros  relacionados à agricultura familiar.
 
“Minha luta tem sido para impedir que os agricultores e os trabalhadores rurais sejam explorados e humilhados, que os grandes lhes arrebatem as terras ou o produto de seu trabalho”, trecho da autobiografia de Jonas Pinheiro.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26