Os preços da soja no mercado futuro da Bolsa de Chicago fecharam a sexta-feira (31) com acentuada alta de até 22 pontos. A semana termina também com forte valorização líquida de nada menos que 68 pontos no contrato de novembro e de 62 no de maio, completando um surpreendente mês de outubro que termina com ganhos ainda maiores, de 133 pontos de alta para o contrato novembro, equivalentes a quase 15%, conforme o boletim Sojanews, da consultoria Agrinvestor Intelligence.
Segundo a consultoria, o mercado teve novamente um dia volátil na sexta-feira, com altos e baixos, mas com ganhos prevalecendo no final. Embora o cenário global seja baixista, diante do grande aumento esperado na produção norte-americana e da América do Sul, o mercado vem sendo sustentado pela demanda aquecida e por uma conjuntura temporária de problemas logísticos nos Estados Unidos, afetando o escoamento de farelo de soja no mercado interno americano.
A Agrinvestor Intelligence aponta, além disso, a continuidade do atraso no plantio da nova safra brasileira que, embora tenha avançado na semana, permanece em menos da metade do que seria normal para a época. Outro fator que vem sustentando os preços é a retenção de vendas por parte dos produtores, tanto americanos quanto brasileiros, por conta do aumento nos custos de produção.
G1