Economia

Segundo Ipea, Produto Interno Bruto deve crescer 3% em 2018

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que o Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer 3% em 2018. No próximo ano, também é esperado um crescimento com o mesmo índice. A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (22/03) através da Carta de Conjuntura do instituto.

A inflação deve fechar em 3,6% em 2018, apesar do aumento do preço dos alimentos, contribuindo um cenário positivo para a recuperação de atividade econômica no Brasil, segundo a avaliação do Grupo de Conjuntura do Ipea.

Devido à inflação em patamar baixo, há espaço para que a política monetária possa estimular o crescimento sem grandes riscos de escalada de preços. É esperado um aumento do consumo das famílias (3,4%) e do investimento (4,4%). O consumo do governo deve se manter nulo, já exportações líquidas de bens e serviços podem contribuir negativamente para o resultado do PIB.

Para o primeiro trimestre do ano, a expectativa é que o PIB cresça 1,9% em relação ao mesmo período de 2017, através do investimento agregado (4,3%), aumento do consumo das famílias (3,4%), avanços da indústria (2,6%) e serviços (2,4%). Para dos demais trimestres, é esperado um novo impulso ao investimento e de aumento de consumo privado.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26