Cidades

Sefaz disponibiliza opção digital para anular parcelamento de IPVA antes do vencimento

Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz MT) disponibiliza novo serviço online que permite anular o parcelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2023 ou de exercícios anteriores, antes da data de vencimento da prestação. A anulação pode ser solicitada por qualquer proprietário de veículo, desde que a primeira parcela não tenha sida quitada.

Com o serviço digital, os contribuintes podem refazer o parcelamento, modificando a quantidade de parcelas e, assim, evitar possíveis prejuízos e atrasos. Se a pessoa, por exemplo, parcelou em 2 vezes, mas quiser e for permitido alterar para 4 prestações, ela pode fazer a anulação no sistema, antes de vencer a primeira parcela, e solicitar um novo parcelamento.

Antes, se o proprietário do veículo quisesse alterar a forma de parcelamento era necessário entrar em contato em um dos canais de atendimento da Sefaz, o que além de aumentar a demanda para a pasta, acarretava em um processo era moroso, demandando a intervenção de um servidor. Conforme o superintendente de atendimento ao contribuinte, Rafael Vieira, a ferramenta traz agilidade, já que a anulação do parcelamento pode ser feita sem burocracia.

Contudo, é importante ressaltar que a anulação deve ser feita antes da data de vencimento. Isso porque, qualquer parcelamento de IPVA em atraso, independente da quantidade de parcelas pagas, é anulado automaticamente em 5 dias. Nesses casos, não cabe reparcelamento e o saldo residual será acrescido de correção monetária, como previsto na legislação.

Para anular o parcelamento do IPVA, o contribuinte deve acessar o sistema que está disponível no site da Sefaz, no banner “IPVA 2023”, na opção “Anular Parcelamento”. O cancelamento é automático, portanto, logo em seguida, é possível solicitar um novo parcelamento, na opção “Pague Seu IPVA”.

IPVA 2023

O vencimento para todos os veículos, independente do final de placa, encerrou no mês de junho e os proprietários puderam optar pelo pagamento à vista, com 15% de desconto, ou em até oito vezes, com reduções de 10% e 5% para os parcelamentos em duas e em três vezes, respectivamente. No caso da quitação a prazo, é possível dividir em até seis vezes, desde que não esteja inscrito em dívida ativa. (Com informações da assessoria)

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.