Nacional

Secretário Nacional de Justiça pede demissão e número 2 da PF assume cargo

Um dia após a troca no comando da Polícia Federal, o Secretário Nacional de Justiça, Astério Pereira dos Santos, pediu demissão nesta quinta-feira, 9. Segundo afirmou o ministro da Justiça, Torquato Jardim, ele alegou motivos de "foro íntimo" para deixar o cargo. O ministro anunciou que o delegado Rogério Galloro, atual diretor executivo da PF, será o novo Secretário Nacional de Justiça.

Galloro era o nome mais cotado para substituir o delegado Leandro Daiello na direção-geral da PF, mas foi preterido por Fernando Segóvia, anunciado nesta quarta-feira, 8, pelo presidente Michel Temer. Segundo Torquato, a "substituição não tem qualquer relação com a troca da PF".

Embora Segóvia não tenha sido uma indicação sua para o cargo, o ministro negou ter ficado contrariado com a escolha. Torquato defendia o nome de Galloro, que também acaba de ser escolhido para integrar o Comitê Executivo da Interpol. "Fiquei surpreso com a interpretação da minha nota, em que digo o óbvio. Quem nomeia é o presidente da República, a decisão final é sempre dele", disse ao Estado. 

PERFIL. Além de Torquato, o nome de Galloro para chefiar a PF era defendido pelo antecessor, Leandro Daiello. Ele ingressou na PF em 1995. Com mais de 22 anos de carreira, o delegado já ocupou postos estratégicos na instituição.

Entre abril de 2011 e junho de 2013 foi adido da PF nos Estados Unidos. Ele também foi superintendente regional em Goiás (outubro 2007/janeiro 2009).

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus