Os abusos de preços, principalmente, de bebidas e lanches, na Praça da Sicmatur, durante a realização do 38º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres (38º FIPe), que acontece, nesta semana, de 10 a 14 de julho, serão fiscalizados e combatidos. O valor unitário da lata de cerveja ou de refrigerante não poderá ultrapassar a R$ 4,00, ou três por R$ 10,00. Uma equipe de fiscais municipal estará de plantão no local para conter os abusos.
A garantia é do secretário Júnior Cesar Trindade. Ele afirma que “contendo os abusos estaremos dando condições para que todos participem do festival sem ser lesados”. O secretário de Governo, Jorge Augusto Almeida acrescentou, o trabalho de fiscalização será realizado por uma equipe de fiscais de Obras e Tributos do Município, composta por 12 pessoas, devidamente, uniformizadas para facilitar o contato com o público.
A única marca de cerveja que poderá ser comercializada na área interna da Praça da Sicmatur, onde se realiza os shows artísticos, será a Itaipava. A empresa revendedora da marca é a patrocinadora oficial do evento.
Hotéis/barcos hotéis/ pousadas
Turistas e demais visitantes que deixarem para reservar vagas em hotéis, pousadas e barcos hotéis, na última hora terão dificuldades em conseguir. Na sexta-feira (5/7) informações obtidas nos maiores hotéis e pousadas da cidade eram de que 90% das vagas já estavam reservadas.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, o município dispõe de cerca de 1.800 leitos disponíveis, distribuídos em hotéis, barcos hotéis e pousadas. A rede em Cáceres é composta por 27 hotéis de médio porte, 12 pousadas e, pelo menos, 19 barcos hotéis.
Além de alta procura por reservas na rede hoteleira, a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, também está cadastrando proprietários de barcos e motores para alugueis durante o festival.
Em Nota distribuída pela Assessoria do FIPe, na 4ª feira, a Sicmatur diz: “Quem quiser locar seus barcos e motores deve comparecer na secretaria, na Rua Riachuelo n.º 01 para contratação. As embarcações são usadas na fiscalização, no suporte aos fiscais e para a imprensa efetuar a cobertura do evento.