Entre Aspas

Secretaria de Saúde muda estratégia para melhorar cobertura vacinal

A partir da próxima segunda-feira, dia 21 de setembro, todas as salas de vacinação da Rede de Atenção Primária de Cuiabá passarão a funcionar nos seguintes horários: nos Postos de Saúde da Família (PSF), no período matutino, das 07h30min  às 11 horas e no vespertino, das 13 às 16h45min. Nos centros de saúde, as salas de vacinação funcionarão das 07h30min às 16h45min.

 Além disso, a Diretoria de Atenção Primária está adotando uma nova estratégia. A partir do próximo, sábado, dia 19, serão abertos pontos fixos temporários para vacinação nas Regionais, sempre aos sábados, das 08 às 16 horas.

Assim, no dia 19, haverá um ponto fixo temporário para vacinação na Regional Oeste, no Centro de Saúde Jardim Independência; no dia 26, o ponto fixo será na Regional Norte, no Posto de Saúde da Família (PSF) Três Barras/Jardim Umuarama. No dia 03 de outubro, será a vez da Regional Sul com o ponto fixo de vacinação no Centro de Saúde do Tijucal e no dia 10 de outubro, na Regional Leste, no Centro de Saúde Várzea Ana Poupina.

Independente dessa ação estratégica, as Unidades de Saúde – Postos de Saúde da Família (PSF) e Centros de Saúde (CS) -, vão continuar a vacinação de rotina normalmente, durante a semana.

 Novas estratégias

 As mudanças foram adotadas após uma reunião realizada na semana passada, na sede da Secretaria de Saúde do Município, entre os gestores e técnicos da Diretoria de Atenção Primária/Coordenações de Ações Básicas e de Programas Estratégicos e Vigilância em Saúde, com o secretário adjunto de Assistência, Fernando Antônio dos Santos Silva.

O secretário adjunto explicou que, apesar de algumas vacinas não terem atingido as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, os índices de vacinação em Cuiabá não estão num nível preocupante mas, podem ser melhorados.

Segundo o Ministério da Saúde, todas as vacinas devem atingir a meta de 95% da cobertura vacinal.

Em Cuiabá algumas vacinas ainda não atingiram o índice estabelecido. Assim,  as crianças menores de 1 ano devem tomar a  Vacina Pneumocócica (cujo índice de imunização hoje em Cuiabá, está em 86% da meta); a Vacina  Meningocócica C (hoje com 85% da cobertura vacinal); a Vacina  Pentavalente  (hoje com 90%); a Vacina  Rotavírus Humano (com 83%) e Vacina Febre Amarela ( com 89.89%).

Já as crianças maiores de 1 ano devem receber a Vacina  Tríplice Viral (que hoje em Cuiabá está em 67% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde); a Vacina Tetra Viral (com 65%); a Vacina Hepatite A (com 86%); a Vacina Dtp reforço (com 86%);  a Vacina Pneumocócica 10 (com 80%);  a  Vacina  Meningocócica (com 69.60%) e a  Vacina Poliomielite (com 65.81%).

Segundo os técnicos, em relação às vacinas para as crianças maiores de 1 anos, a explicação para os índices abaixo do preconizado pelo MS é que a grande maioria se trata da segunda dose, ou seja, os  pais ou responsáveis não retornaram as unidades de saúde para completar a vacinação dos filhos.

Outro dado levantado pelos técnicos é que em relação a vacinação contra a Poliomielite e a campanha de multivacinação, o índice geral de imunização em  Cuiabá foi elevado para 70%.

 Responsabilidade

 “Mesmo que o município tenha um papel  importante no processo de imunização, cabe aos pais e responsáveis estarem conscientes da necessidade de manter a vacinação de seus filhos em dia”, destacou o secretário adjunto de Assistência, Fernando Antônio dos Santos Silva ao salientar  que a estratégia da Secretaria de Saúde de Cuiabá é  torna a vacinação mais acessível à população. 

“Nossa idéia é facilitar ao máximo o acesso dos pais ou responsáveis. Assim, aqueles que trabalham durante a semana em horário comercial, terão horários e local alternativo para vacinarem seus filhos e, com isso, poderemos aumentar os índices de imunização da população”.

 Calendário de Vacinação

Durante a mobilização serão ofertadas todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, além daquelas que ainda não atingiram o índice de cobertura vacinal.

A BCG (dose única o mais precoce possível); Hepatite B (dose única o mais precoce possível); Penta (três doses aos 2, 4 e 6 meses); Esquema Sequencial VIP/VOP (tres doses, aos 2 meses a VIP, 4 meses a VIP e  5 meses a VOP); Pneumocócica 10 (três doses aos 2, 4 e 6 meses de idade); Rotavirus Humano (duas doses aos 2 e 4 meses de idade); Meningocócia C (duas doses aos 3 e 5 meses de idade); Febre Amarela (uma dose a partir dos 9 meses de idade); Hepatite A (administrar aos 12 meses); Tríplice Viral (duas doses para indivíduos de 12 meses a 19 anos de idade); Tetra Viral (uma dose aos 15 meses de idade); HPV (três doses); Dupla Adulto (a partir de 7 anos) e dTpa (apenas para gestantes).

Durante a mobilização também será atualizada a Caderneta de Vacinação.

Em relação aos adultos que não possuem o documento, existem vacinas que, se não têm a aplicação comprovada, devem ser tomadas, como a hepatite B, tríplice viral e tétano, cada uma com periodicidade própria. 

Segundo a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecida em 2006, esse nível de atenção é caracterizado como um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção à saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção á saúde.

Qualquer dúvida pais ou responsáveis podem entrar em contato com o Setor de Imunização da Secretaria de Saúde de Cuiabá pelos telefones 3617-7309/7331/7364.

Com assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Entre Aspas

Primeiro smartphone ‘em Braille’ do mundo será lançado este ano

Em vez de fazer uso da conversão de texto em voz, o aparelho de Sumit Dagar recorrerá a uma tecnologia
Entre Aspas

CRÉDITO IMOBILIÁRIO