Cultura

Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer homenageia Adir Sodré com reprodução de obra inédita

Com intuito de homenagear um dos maiores artistas plásticos da cultura mato-grossense, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, devolve à Praça 8 de Abril a reprodução de uma obra inédita de Adir Sodré. As primeiras pinceladas foram feitas pela filha do artista, Nina Sodré, durante uma cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (19), no mural do coreto da praça.

“O Adir é um artista plástico reconhecido nacionalmente e internacionalmente, então para nós é um orgulho muito grande. A gestão Emanuel Pinheiro se preocupa com as pessoas, mas também se preocupa muito com a cultura e com os artistas locais. Então, é uma forma de darmos posteridade a uma grande obra desse artista através desse movimento da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Nós tínhamos o compromisso de fazer com que essa obra voltasse para Praça 8 de Abril e hoje estamos atendendo esse pedido da classe artística de Cuiabá”, destaca o secretário, Aluízio Leite.

A empresa Ação Cultural foi a contratada para fazer a réplica, que será instalada em substituição à obra anterior do mesmo artista que havia no local. Com dimensões originais de 68,5 x 200 cm, a pintura foi feita na técnica acrílica sobre tela e não possui título e nem data. A partir desse material, foi reproduzida digitalmente em alta resolução pelo publicitário, Ricardo Miguel Carrion Carrecedo.

Amigo pessoal de Sodré, o designer e artista plástico, Luzinan Alves de Oliveira, fará os trabalhos de reprodução da obra. “Me sinto honrado em poder representar o Adir Sodré mais uma vez e poder trazer de volta uma obra que é da população. Morei quase 10 anos com o Adir, o ajudando em vários trabalhos e conhecendo várias técnicas utilizadas por ele, então é um privilégio poder estar envolvido nesse projeto”, comenta Luzinan.

A filha do homenageado, Nina Sodré, falou sobre a importância do reconhecimento do trabalho realizado pelo pai. “A cidade de Cuiabá tem muitas obras e meu pai fez parte desse movimento. Então é muito importante fazer esse resgate da memória da cidade, para que as novas gerações também possam conhecer a obra e sempre lembrar dele como um grande artista”, disse Nina.

Também participaram da solenidade diversos representantes da classe artística e cultural de Cuiabá, entre eles, a diretora da Ação Cultural, Viviene Lozi, a editora Entrelinhas, Maria Tereza, o historiador, Maurim Costa, o artista plástico, Gervane de Paula, a conselheira de Artes Visuais, Odete Venâncio, a historiadora e escritora, Neila Barreto, a artista e produtora cultural, Zilda Barradas, o escritor e poeta, Ivens Scaff, a diretora da Casa Silva Freire, Larissa Freire, a atriz Lúcia Palma, entre outros.

ADIR SODRÉ

Adir Sodré nasceu, em 1962, em Rondonópolis, mas passou quase toda a vida na capital. Ele foi um desenhista e pintor que iniciou a carreira no Atelier Livre da Fundação Cultural de Mato Grosso. O artista faleceu em 2020, após sofrer um infarto na frente da casa onde morava. Suas pinturas colorem e embelezam diversas áreas da capital.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e